Dieta dos 30 Dias: funciona mesmo? Saiba aqui!


Veja como a dieta dos 30 dias pode te ajudar a chegar no peso ideal!

Whole 30: A dieta dos 30 dias, mais conhecida como Whole 30, chegou no Brasil há pouco tempo mas foi desenvolvida em 2009 pelo casal de nutricionistas Dallas e Melissa Hartwig. A dieta defende que alguns grupos de alimentos favorecem os efeitos inflamatórios e acabam afetando negativamente a nossa saúde. No lugar do jejum, que também é moda atualmente, o casal defende a exclusão de grãos, leguminosas, produtos lácteos, álcool, açúcar, soja e qualquer tipo de processados. Os alimentos permitidos são os frutos do mar, ovos, carne, legumes, algumas frutas e gordura boa, como óleos, nozes e sementes.

dieta dos 30 dias A dieta promete acabar com os hábitos e desejos alimentares que não seriam saudáveis, ajudar nos problemas de pele como a acne, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono e ainda restaurar o sistema digestivo e o metabolismo em geral.

dieta dos 30 diasQuais os alimentos proibidos na Whole 30?

A dieta propõe que suas escolhas alimentares sejam as mais naturais possíveis durante seus 30 dias de duração, conheça os alimentos que não são permitidos e saiba também o porquê.

Grãos: Podem inflamar o organismo e prejudicar seu intestino, além de aumentar a compulsão. Aqui entram os grãos como centeio, cevada, aveia, trigo, sorgo, amaranto, milho, arroz e quinoa.

Leguminosas: As leguminosas são conhecidas por conterem fitatos, fatores antinutricionais que podem piorar a situação nutricional do corpo. Nesse grupo estão excluídos da dieta o feijão, grão-de-bico, amendoim, ervilha e lentilha. Manteiga, pasta de amendoim, soja e derivados, assim como todos os produtos que contenham lecitina de soja, também não são permitidos.

Leite e derivados: O leite e seus derivados possuem proteínas que podem desencadear alergias, além de proporcionarem picos de insulina, que eleva o risco de diabetes e obesidade, por exemplo. São proibidos os leites de vaca, de cabra e de ovelha, assim como seus derivados, como creme de leite. Queijo, kefir e iogurte também não são permitidos. A manteiga ghee é a única exceção do grupo.


Açúcar: O açúcar é responsável pela sensação de prazer e recompensa e, o hábito de consumi-lo pode alterar nosso metabolismo. São excluídos da dieta o açúcar puro, mascavo e demerara, assim como o mel, adoçantes e agave.

Álcool: O álcool possui muitas calorias, induz a escolhas alimentares ruins e possui efeito neurotóxico. Deve-se evitar o uso das bebidas alcoólicas até no preparo de algumas receitas.

Quais os alimentos permitidos?

Proteínas: São liberados durante os 30 dias os peixes e frutos do mar, carne vermelha, carne branca, ovo e carnes processadas artesanais, como bacon e salsicha.

Vegetais: Você poderá ingerir à vontade abóbora, couve-flor, beterraba, alho-poró, espinafre, inhame, abobrinha, rúcula, repolho, brócolis, alface, cebola, acelga, couve, pepino, cará, cenoura, erva-doce, pimentão, tomate, couve-de-bruxelas, aspargo e agrião. Os vegetais como batata-doce, mandioquinha, vagem, quiabo, berinjela, alcachofra, brotos, salsão, rabanete, cogumelos e ervilha-torta devem ser consumidos com moderação.

Frutas: As frutas permitidas são cereja, abacaxi, mirtilo, melão, kiwi, ameixa, morango e amora. Uva, pera, mamão, laranja, tangerina, melancia, manga, figo, limão, maçã, pêssego e frutas secas devem ser consumidos com moderação.

Gorduras: Abacate, castanha de caju, azeitona, óleo, polpa e leite de coco são permitidos. Para consumo moderado, estão as amêndoas, pistache, linhaça, sementes de gergelim, castanha-do-pará, pecã, nozes, abóbora e girassol. Para cozinhar, são permitidos o óleo de coco e azeite extravirgem.

dieta dos 30 diasAfinal, a dieta dos 30 dias emagrece?

Na verdade, a proposta inicial da Whole 30 não é o emagrecimento. A dieta tem o objetivo de observar como seu corpo reage a cada grupo de alimentos e identificar possíveis causadores de efeitos negativos para a sua saúde. Porém, com a alta restrição alimentar, você facilmente ficará em déficit calórico, ocasionando a perda de peso.

Já falamos aqui sobre a dieta dos 21 dias que tambem é bem legal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *