Dieta macrobiótica – tudo sobre ela!


Está procurando dicas de dietas diferentes? A dieta macrobiótica segue um estilo de respeito e harmonia a natureza. Um dos maiores diferenciais dessa dieta é que ela não visa somente a saúde do corpo, mas também a saúde mental. Ficou curioso? Leia o artigo e saiba mais!

dieta macrobióticaDieta macrobiótica

É baseada na filosofia oriental Yin Yang que acredita que os alimentos que consumimos afetam a nossa vida de maneiras distintas.

O Yin seria a representação frio, doce e passivo e o Yang é o quente, o salgo e o agressivo. Ou seja, representam o oposto entre os alimentos.

Para que seja possível reduzir significantemente o peso é necessário que haja foco. Como qualquer crença chinesa essa dieta traz aprendizados diários e requer mudanças de hábitos antigos.

Como funciona?

O diferencial dessa dieta é que as plantas são cultivadas artesanalmente e alimentos feitos de forma tradicional. Não tem necessidade de criar pratos ou aderir a alimentos difíceis de se encontrar. Veja a seguir alguns alimentos que fazem parte dessa dieta e outros que estão proibidos.

Cardapio dieta macrobiotica

veja o que as pessoas costumam fazer:

dieta marobiotica cardapio

Alimentos permitidos

Leguminosas: soja, feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilhas.


Sementes: linhaça, chia, girassol, gergelim e abóbora.

Raízes: aipim, inhame e batata doce.

Cereais Integrais: massa integral, arroz integral, aveia, milho, quinoa, painço, trigo e sarraceno.

Verduras, frutas e algas também são permitidas nessa dieta. confira agora os alimentos proibidos.

Alimentos proibidos

A proibição está em consumir alguns tipos de carne e seus derivados bem como os alimentos a seguir.

Bebidas: qualquer bebida alcoólica, café, energéticos e chá que contenham cafeína.

Carne: aves criadas em cativeiros, peixes de carne escura e carnes vermelhas no geral.

Leite e derivados: creme de leite, iogurte, requeijão, queijo, …

Demais alimentos: alimentos com conservantes, chocolate, açúcar, pimentas, entre outros.

Preparo dos alimentos

Umas das dicas mais importantes para essa dieta é que os alimentos devem ser cozidos em pouca água para manter a propriedade dos mesmos. O tempero deve ser reduzido para que seja possível desfrutar do sabor dos alimentos.

Cascas e sementes devem ser consumidas aproveitando o alimento completamente. Não deve-se comer em exagero e a refeição deve conter um pouco de todos os alimentos.

Benefícios

A dieta aqui tratava objetiva uma reeducação alimentar e seus objetivos só vão ser atingidos a partir de uma mudança rigorosa nos hábitos alimentares.

Entre os benefícios estão a promoção do emagrecimento, a saúde geral do organismo, hábitos alimentares saudáveis.

Malefícios

Alguns profissionais acreditam que a dieta não é a melhor forma de perder peso pois a mesma exige o consumo elevado de carboidratos e a ingestão deficiente de proteínas.

Por se tratar de uma alimentação que restringem determinados grupos alimentares pode levar a deficiência de vitaminas e proteínas.

Contraindicações

A dieta macrobiótica deve ser seguida com orientação profissional. Trata-se de uma restrição alimentar severa que pode ocasionar carência de alguns nutrientes.

Gravidas, lactantes, pessoas em pós-cirúrgico e crianças não devem seguir essa dieta sem recomendação médica e nutricional. Desrespeitar as contraindicações podem geral riscos severos a sua saúde.

Sempre procure seu medico antes de fazer qualquer tipo de dieta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *