Dieta Emagrecedora – Qual a melhor?


Precisando fazer uma Dieta emagrecedora? Confira a que mais pode te fazer perder peso de forma saudável

O mundo está recheado de muitas opções de dietas emagrecedoras para quem deseja perder o peso e manter uma rotina saudável. Existem as dietas mais restritivas e as mais liberais, sendo que cada uma atua no organismo de forma diferente, conforme o funcionamento de cada pessoa e o que ela ingere.

Dieta emagrecedora – qual escolher?

Definir qual a melhor dieta emagrecedora pode ser um grande desafio, afinal, como mencionamos, cada pessoa possui um metabolismo e por isso cada dieta apresenta resultados diferentes, mas é possível apontar as dietas com melhores resultados nos últimos tempos. A seguir, conheça algumas dessas dietas.

Dieta Vegana

A dieta vegana nada mais é do que você seguir o veganismo. Esse movimento vem ganhando bastante espaço no Brasil e muitas pessoas já se tornaram adeptas, nem pelo fato de emagrecer, mas sim pela eliminação de todo alimento de origem animal do cardápio, o que beneficia o meio ambiente e promove uma alimentação mais saudável.

Entretanto, por eliminar tudo que é de origem animal, é essencial criar um cardápio variado para que seja possível consumir todos os nutrientes necessários para o corpo. A proteína, por exemplo, muito encontrada nas carnes, deve ser consumida através de outros alimentos de origem vegetal. Diversas pesquisas já mostraram que vegetarianos e veganos acabam ingerindo menos calorias e por isso possuem maiores chances de emagrecer ou manter o peso.

Dieta Volumétrica

Essa dieta não é tão conhecida em nosso país, mas já faz o maior sucesso em outras regiões. O intuito dessa dieta é promover o consumo de alimentos pouco calóricos, mas que ao mesmo tempo contribuem para aumentar a saciedade.


Todos os alimentos são divididos em categorias: os alimentos de baixíssima densidade, os alimentos de baixa densidade, os alimentos de média densidade e alimentos de alta intensidade. A primeira categoria é formada por frutas e vegetais sem amido, leite desnatado e sopa (eles podem ser consumidos à vontade). A segunda categoria é formada por frutas e vegetais com amido, grãos, carnes magras, cereal, legumes e prato com baixo teor de gordura (consumo à vontade). A terceira categoria é formada por queijo, pizza, carne, batata frita, pão, bolos e sorvetes (consumo moderado) e a última categoria é formada por salgadinhos, biscoitos, doces, nozes, manteiga e óleo (consumo deve ser evitado).

Se trata de um plano alimentar principalmente para quem busca uma rotina mais saudável, mas caso seja montado um cardápio bem equilibrado e com poucas calorias, além da prática de atividades físicas, é possível emagrecer.

Dieta low carb

A low carb propõe foco no tipo de alimento escolhido para suprir essa demanda. As pessoas são incentivadas a obter os carboidratos a partir de legumes e verduras. Já grãos, cereais, farináceos, algumas frutas e tudo que leva açúcar saem de cena por causa do alto teor da substância. Para ter ideia, é preciso dar adeus ao pão do café da manhã e ao arroz com feijão do almoço. No outro lado da balança, o que sobe é a ingestão de redutos de gorduras e proteínas.

Qual a melhor dieta para emagrecer?

A melhor dieta para emagrecer é aquela que atende suas necessidades, por isso o correto é sempre consultar seu nutricionista. O profissional irá ouvir sobre seus gostos e preferências, podendo montar um cardápio que seja de acordo com isso e ao mesmo tempo permita que você se alimente de forma saudável e consiga perder peso.

Vale lembrar que dietas restritivas devem ser evitadas e que é fundamental se alimentar até 6 vezes por dia.

Já falamos aqui em alguns artigos sobre as receitas low carb que são bem interessantes.

Referências da Pesquisa: Ana maria


1 comment

  1. carmem

    Confesso que no começo da uma certa preguiça, mas se a gente não se policiar na disciplica e não focar , ficamos na mesma sempre. Faço em dias mas já perdi 4 kilos. Pode não parecer muito mas pra mim já é uma grande conquista, rumo á – 9 kilos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *