Dieta bulking para musculação tem feito sucesso nas academias e na tv. veja seus benefícios, como ela funciona e muito mais.
No mundo atual, quem quer ficar em forma, sabe que apenas malhar nem sempre adianta. E uma das orientações que costumam dar certo é o uso da dieta bulking, principalmente se seud esejo é mais do que somente ficar em forma e sim ganhar músculos. No artigo abaixo vamos explicar como esse processo funciona e seus benefícios. Acompanhem conosco.
Bulking – do que se trata?
Indo direto ao assunto, o bulking ou dieta bulking é realizada com o objetivo o ganho máximo de peso e massa muscular, tentando manter um baixo acúmulo de gordura. Ela é considerada uma dieta hipercalórica, com ingestão de carboidratos complexos. Apesar do termo ter se tornado moda há pouco tempo, esse tipo de dieta é realizado há décadas. A proposta é simples: treinar os músculos e consumir um número elevado de calorias. Claro que essas duas situações precisam ser acompanhadas por profissionais. Malhar demais ou comer em excesso sem conhecimento dos nutrientes pode chegar a um resultado inverso ao necessário.
Existem basicamente 2 formas de seguir a dieta. Vejamos, abaixo, quais são e qual a melhor delas:
- bulking sujo: a principal regra é ganhar o máximo de peso possível em menor tempo. Não há controle sobre o que é ingerido, desde que tenha o maior número de calorias. Parte dos nutrientes será absorvido para a construção muscular, mas o excesso será transformado em tecido adiposo. Dessa forma, o atleta terá que fazer muito mais esforço posteriormente para queimar a gordura;
- bulking limpo: essa modalidade é mais eficiente, pois o objetivo não é ganhar peso a qualquer custo, e sim, aumentar a massa muscular rapidamente, evitando o ganho desnecessário de gordura. Mesmo assim, é necessário comer uma quantidade maior. Entretanto, os alimentos são escolhidos de acordo com os nutrientes que possuem.
Dieta bulking – cardápio e como funciona
A dieta ideal do bulking costuma variar entre cada pessoa, no entanto, a principal característica da dieta do bulking é o grande consumo de calorias. Quando acompanhada de uma rotina intensa de musculação, os resultados costumam ser ainda melhores e mais eficazes.
Sugestão de cardápio para refeições bulking
Refeição 1
Opção 1:
-Omelete de claras recheado com cottage + mingau de aveia com canela à gosto. (Comer separado em forma de omelete + mingau OU misturar tudo e fazer uma panqueca + 1⁄2 mamão papaya + suco detox (1 folha de couve + 1 rodela de gengibre + 1⁄2 limão espremido)
Opção 2:
-Escondidinho de batata doce + frango desfiado com espinafre.Opção 3:
-Omelete de claras + Shimeji + 1⁄2 xícara granola zero açúcar com 50ml leite vegetal.
Refeição 2
Opção 1:
-1/2 unidade de batata doce + frango desfiado +brócolis.
Opção 2:
-Shake: Banana + Whey + 1 colher de aveia
Opção 3:
– Panqueca proteica: 3 claras + 30g aveia +2c de cacau + 1 colher de xilitol + 1 banana. Misturar os ingredientes e fazer em fogo baixo.
Refeição 3
Opção 1
- Arroz integral + frango ou peixe grelhado + brócolis + salada verde temperada com limão + 1 fio de azeite.
Opção 2
- Macarrão integral + Couve flor assado + Patinho moído ao molho de tomates frescos. + salada verde temperada com limão + 1 fio de azeite.
Opção 3
- Quinoa + 3 claras + abobrinha cozida + 1 colher de gergelim + salada verde temperada com fio de limão + 1 fio de azeite.
Dicas para um bom bulking
Sono perfeito – o treino causa microlesões nas fibras musculares, mas é no repouso que elas se recuperam e ganham força e tamanho.Então, se você quer ganhar massa muscular, precisa descansar e dormir bem. Simples assim.
Paciência – o processo da dieta bulking funciona mas é lento.não aumente a ingestão de calorias e siga as outras dicas que citamos aqui por uma, duas ou três semanas. É impossível ganhar uma grande quantidade de massa nesse tempo.Seja paciente e fique focado nesse processo por pelo menos seis meses – e também não muito mais do que isso, ou você vai ter dificuldades para queimar a gordura e fazer seus músculos aparecerem depois.
Fuja do Bulking sujo – se entupir de porcaria, fast food e todos os lixos gastronômicos que você encontrar pela frente você vai ganhar uma quantidade abissal de gordura e dificilmente vai conseguir queimá-la depois.Desse jeito, você vai ficar apenas gordo e frustrado. Mantenha-se entre 12 e 18% de gordura na fase do bulk – e, para isso, você deve comer bem, mas sem exageros.
Importante
Além de tudo o que falamos até aqui, outro ponto importante para o eficiente ganho de massa é o tipo de treino que você deve realizar.Isso porque, nesse período, é importante que junto com o nutricionista você também seja acompanhado por um profissional de Educação Física, uma vez que treinos de força devem ser enfatizados para dar o estímulo “máximo” à hipertrofia.
Conclusão
Esperamos que as informações tenham sido úteis. Para quem busca bons suplementos, sugiro ler sobre o megaforce que é bem bacana.
Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!
Referências do artigo: 60pnb – oficial farma,