Carboidratos: Por que fazem Engordar? Conheça os mais famosos!


Carboidratos são considerados os vilões de qualquer dieta, saiba aqui por que ajudam a engordar e veja como evitá-los.

Para quem deseja perder peso com saúde, é primordial entender o que são os carboidratos em nossa alimentação e como eles podem influenciar em nosso ganho de peso. Hoje consome-se muita massa, pão, farinhas, além de industrializados cheios de carboidratos. Mas vamos então entender primeiro, do que se tratam esses temidos carboidratos. Acompanhem conosco.

O que são os Carboidratos

carboidratos

Indo direto ao assunto, os Carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, regulam o metabolismo proteico, ou seja, impedem que as proteínas do corpo sejam usadas na produção de energia – garantindo que elas continuem cumprindo a função de construção de tecido. Também estimulam os movimentos do trato gastrointestinal e são necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso central.Além de servir como fonte de energia, os carboidratostambém têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e aquitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA.

No grupo dos carboidratos simples, estão alimentos ricos em açúcares e farinha refinada, como doces, bolos, sorvetes, sucos concentrados, refrigerantes, salgados, alimentos gordurosos e frituras, entre muitos outros.

No grupo dos carboidratos complexos estão alimentos como as frutas, verduras, legumes, todos eles ricos em fibras, assim como os pães e massas integrais, o arroz integral, a aveia, a batata doce, o feijão, as lentilhas, entre muitas outras.

Os carboidratos se dividem em fibras, amido e açucares:

Fibras: fibra é uma espécie de carboidrato complexo encontrado em plantas como frutas, hortaliças, e grãos, e nós seres humanos não conseguimos digerir. Elas tem a função reguladora como varredura de toxinas ajudando no transito intestinal, diminui açúcar e colesterol sanguíneo, serve de substrato (comida) para nossas bactérias boas do TGI, e ainda reduzem o apetite. Elas podem ser solúveis ou insolúveis e esta na maioria dos carboidratos complexos presente nas cascas e bagaços das frutas, hortaliças e grãos.

Amido: Amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose com ligações glicosídicas. Este polissacarídeo é produzido pelas plantas verdes servindo como reservatório de energia. É o mais comum carboidrato na alimentação humana e é encontrado em grande quantidade de alimentos, como batatas, arroz e trigo.

Açucares: O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Especificamente, monossacarídeos e oligossacarídeos pequenos. A sua principal característica é o sabor adocicado.

Por que eles atrapalham as dietas?

carboidratos fast food

A idéia de cortar os carboidratos, surgiu na década de 80 com o Dr Atkins. A teoria do Dr. Atkins é que, reduzindo a ingestão de carboidratos, o corpo precisa procurar outra fonte de energia, e no caso, o corpo queimaria proteína e gordura, processo conhecido por cetose, porque tal rota metabólica gera a formação de corpos cetônicos (hálito cetônico). O Dr. Atkins também reduziu os carboidratos porque eles provocam picos glicêmicos, que estimulam a produção de insulina, hormônio responsável por armazenar o excesso de glicose no sangue na forma de gordura.

Hoje em dia, os médicos são mais cautelosos e afirmam que na realidade o que importa é a qualidade dos carboidratos. Claro que carboidratos como fast food, batata frita e açucares vão atrapalhar. Mas alguns alimentos naturais, como frutas e legumes, podem sim ajudar. A regra básica é de que quanto mais próximo da natureza o alimento, mais saudável esse carboidrato pode ser.

Por isso, antes de adotar qualquer dieta seja ela com carboidratos, procure sempre seu médico especialista.

Ebook 101 receitas Low Carb

Quem está em busca de emagrecer, mas não quer fazer nada radical. Com certeza já ouviu falar na Dieta Low Carb, que consiste em diminuir a ingestão de carboidratos e focar em proteínas na alimentação. Porém, apesar de muitas pessoas terem resultados rápidos e surpreendentes com essa dieta, muitas desistem no meio do caminho, por não conseguirem manter a alimentação já que comem os mesmo alimentos quase todos os dias. Mas com o Guia 101 Receitas Low Carbé possível ter uma variedade de receitas para seguir firme e forte na dieta e emagrecer sem engordar novamente.

O Ebook Digital 101 dietas Low carb, trata-se de uma compilação das 101 melhores e mais saborosas receitas que não levam carboidrato e ajudam a emagrecer. Todas elas fazem parte do cardápio da famosa dieta low carb, aprovada por especialistas em emagrecimento e vida saudável. Você receberá o Ebook em formato digital, sem ter de se preocupar com entrega de correios nem anda disso. Se você efetuar o pagamento pelo cartão de crédito então o ebook é enviado na hora para o seu email, pois o pagamento é confirmado imediatamento. Já o pagamento por meio de boleto bancário pode demorar até 3 dias após o pagamento do boleto.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *