Óleo de olíbano: beneficios, como usar e mais!


Conheça tudo sobre os benefícios do óleo de olibano, como utilizar e mais!

Há muitos anos alternativas naturais, como o óleo de olíbano, são exploradas para serem aplicadas nos mais diversos segmentos, como estéticos e da saúde. A seguir, conheça as particularidades desse óleo, as formas de uso indicadas e os supostos benefícios que apresenta para a saúde.

O que é o óleo de olíbano?

De nome científico Boswellia carterii, o óleo essencial de olíbano é obtido através da destilação a vapor da resina extraída do tronco da árvore, que integra a família Burceraeae. Embora se tenha poucas comprovações e artigos a respeito deste óleo especificadamente, aponta-se que seu uso seja voltado especialmente para aromatizantes e fins terapêuticos, que serão apontados a seguir.

Quais são os benefícios?

Indica-se que o óleo de olíbano seja muito utilizado para incensos, levando um aroma tranquilo para o ambiente, incluindo em momentos de meditação, amenizando a ansiedade. No entanto, os principais destaques ficam por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Óleo de olíbano

Ainda mais, entre os benefícios, também é possível encontrar a propriedade expectorante, contribuindo assim com condições que acometam o trato respiratório. Em alguns casos, o óleo essencial é usado na preparação de cremes caseiros para a pele, pois se aponta que seja capaz de amenizar rugas e revitalizar a pele.

Mesmo com um quadro repleto de benefícios, os fatores que apresentam maiores comprovações, estão ligadas aos efeitos relaxantes do óleo essencial de olíbano. Todavia, consulte um médico especializado no seu caso para que as opções mais adequadas de tratamento sejam apontadas. Afinal, o uso da substância ou quantidade errada, pode levar a um sério comprometimento de saúde e não seria diferente ao se tratar de alternativas naturais.

Como usar óleo de olíbano?

Naturalmente, as sugestões de uso podem variar de acordo com o produto, porém, há informações de que os óleos essenciais não devem ser aplicados sem diluí-los anteriormente. Algumas das formas de uso são:


Compressa: indica-se de 5 a 10 gotas em meio litro de água;

Massagem: 25 a 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal;

Aromatizador: aproximadamente 9 gotas;

Banhos: 20 gotas diluídas em uma colher (sopa) de óleo vegetal após encher a banheira.

Onde encontrar óleo de olíbano?

O óleo de olíbano pode ser encontrado em lojas de produtos orgânicos ou de itens estéticos naturais. Os preços variam muito, de acordo com a marca, loja e quantidade do produto, sendo possível encontrar de R$ 40,00 até R$ 120,00.

Óleo de olíbano

Onde comprar mais barato?

Na Loja Walmart ou na farmácia Eficácia o preço é excelente, clique e confira:

Há contraindicações?

Existem controvérsias no que diz respeito as contraindicações. Todavia, de forma geral, se deve evitar o uso por lactantes, gestantes e do óleo puro na pele. É possível que a pele apresente sensibilidade, dessa forma, recorrer a um profissional dermatologista antes do uso e suspender caso apresente alguma reação, é algo fundamental.

Em alguns locais, é possível encontrar informações que apontam o óleo de olíbano como totalmente regenerador, seja para a mente ou para o corpo. É preciso ter cautela ao utilizar qualquer tipo de óleo ou outros itens com propostas milagrosas, em especial, sem orientação médica adequada.

Já falamos aqui tambem sobre o oleo de copaiba que é bem legal.

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *