Comidas Funcionais: o que sao? como ajudam o corpo?


Entenda o que são as comidas funcionais, que efeitos trazem pro corpo e como comer.

No mundo atual, as pessoas tem se preocupado cada vez mais com o tipo de alimento que estão ingerindo. E nesse contexto, a dieta funcional tem feito muito sucesso. Comidas funcionais, além de matar a fome, proporcionam benefícios à saúde, melhoram o funcionamento do organismo e atuam no tratamento de diversas doenças, por exemplo. Para saber mais sobre quais tipos de alimentos são funcionais e como funcionam, continue lendo este artigo.

Alimentos funcionais – do que se tratam?

“Deixe o alimento ser teu remédio”

A frase acima foi dita por Hipócrates, o pai da medicina, cerca de 2.500 a.C. Ou seja, há milhares de anos os alimentos funcionais já eram consumidos para fins medicinais, no que diz respeito ao tratamento de doenças e enfermidades.

No entanto, só no século passado o termo ‘funcional’ foi dado para este tipo de comida. No ano de 1980, no Japão, alimentos funcionais eram vendidos com selo de aprovação do Ministério da Saúde. Os produtos continham ingredientes que ajudavam em diversas funções do organismo.

comidas funcionais

Aqui no Brasil, as comidas funcionais fazem o maior sucesso e são feitas em várias cozinhas espalhadas pelo país.

No total, os alimentos funcionais são classificados em três tipos:

Alimentos com propriedades antioxidantes

Os radicais livres (oxidantes) se proliferam com facilidade e se tornam tóxicos ao organismo. É aí que os antioxidantes atuam, combatendo os radicais livres e impedindo esta transformação.

Os melhores antioxidantes podem ser encontrados em vitamina E, C e A (betacaroteno), além de alimentos com alta quantidade de zinco, selênio e magnésio.

A vitamina C, por exemplo, pode ser encontrada na laranja e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, evitando resfriados e gripes.

Alimentos imonomodulatórios

Presente em hortaliças, frutas e chás, as propriedades imunomodulatórias agem na modulação de componentes celulares, aumentando a efetividade do sistema imunológico.

Alimentos com ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 e ômega 6

O organismo humano não é capaz de sintetizar estes tipos de substâncias, as tornando essenciais para o bom funcionamento do mesmo. O ômega 3 é responsável pelo bom funcionamento do cérebro, pois é percursor dos ácidos DHA e EPA, que integram as membranas celulares.

Já o ômega 6 é responsável pelo ácido araquidônico, que constitui a membrana fosfolipídica, responsável pela percussão de compostos que atuam no controle da pressão sanguínea e coagulação do mesmo, além de influenciar na frequência cardíaca.

Receitas de comidas funcionais

Agora que você já sabe como funcionam os alimentos funcionais, que tal conferir uma receita incrível? Veja também o benefício que ela proporciona para o corpo humano.

Pão de cenoura (rico em betacaroteno)

A cenoura é rica em vitamina A e se encaixa na lista de alimentos com propriedades antioxidantes. Confira como preparar:

Ingredientes:

  • Meia cenoura;
  • 03 colheres de sopa de semente de girassol;
  • 02 colheres de sementes de abóbora;
  • 03 colheres de sopa de semente de linhaça;
  • 03 colheres de sopa de semente de gergelim;
  • 02 punhados de amêndoas;
  • 01 pitada de sal;
  • 01 pitada de erva seca;
  • 01 colher de sopa rasa de fermento em pó;
  • Meio copo de água;
  • Cebolinha picada a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave as cenouras, descasque e deixe-as raladas. Utilize um liquidificador para bater as sementes junto com o gergelim. Posteriormente, moa as amêndoas e coloque as ervas, sal, azeite e o fermento no liquidificador.

Despeje o conteúdo em um recipiente e vá adicionando a água morna aos poucos, até virar uma massa. Use uma forma coberta com papel manteiga e despeje a massa. Deixe 15 minutos descansando.

Feito isso, leve ao forno e deixe assar por 30 minutos a 160ºC. Pronto! Agora é só saborear o seu pão de cenoura funcional.

comidas funcionais

O que achou? Você costuma preparar alimentos funcionais? Então se liga:

101 Receitas Funcionais para fazer em casa: Guia em ebook

O E-book 101 Receitas funcionais como próprio nome já diz, é basicamente um livro de receitas que levam  alimentos funcionais, essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

101 receitas funcionais

Ele vem especificamente com 40 receitas funcionais de café da manhã, 49 receitas de almoço e jantar e 11 receitas de doces.

E além da 101 receitas, você ganha 3 bônus incríveis, que são:

  • 10 receitas exclusivas sem glúten e sem lactose
  • 10 exercícios para fazer em casa
  • 10 dicas para não sair da dieta

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *