Saude

Cuidado com os Olhos:dicas para escolher seu Oculos de Sol!




Confira as melhores dicas para escolher seu oculos de sol e manter seus olhos sempre saudáveis, confira!

Quem compra seus óculos de sol, sabe que existem vários modelos para todos os gostos e preços no mercado, muitos são extremamente interessantes e podem causar uma compra por impulso só pela beleza. Por outro lado, é preciso não cair na tentação do consumo imediato e saber a procedência da lente e outros detalhes de fabricação.É preciso se ligar que alguns modelos podem não proteger os olhos da forma devida em casos extremos causar danos a visão e até cegueira. Acompanhe conosco as dicas para escolher seu óculos de sol, pensando na sua saúde ocular.

Dicas para escolher seu oculos de sol

escolher oculos de sol

Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 vezes mais terminações nervosas que as pontas dos dedos, por exemplo. Para cuidar da saúde da visão, portanto, é preciso saber escolher os óculos de sol certos.

Use lentes especiais

O ideal é que a lente já venha de fábrica com tratamento antirreflexo e risco. “Lente riscada atrapalha a visão e pode causar desconforto, principalmente se for na área central”, explica o oftalmologista Alfredo. O antirreflexo beneficia principalmente na hora de usar um celular ou outros aparelhos eletrônicos com tela, uma vez que essa luz incide na parte externa da lente, criando um brilho que dificulta a visão. Caso o produto que você comprou ou vai comprar não tenha esse tratamento, considere fazê-lo posteriormente em uma ótica.

Não é a cor que define proteção

Elas podem ser pretas, marrons, verdes ou de qualquer outra cor, se forem de marcas de qualidade, os seus olhos estarão bem protegidos. Ao contrário do que muitos pensam, não é a cor da lente que oferece proteção dos raios UVA e UVB, mas sim um filtro transparente que pode ser aplicado tanto em óculos de sol quanto em óculos de grau.

Quais os problemas de se comprar qualquer oculos?

oculos de sol saude

Muita gente acaba optando por óculos falisificados ou mesmo “de camelô” achando que estão fazendo uma grande compra pensando somente no preço. De acordo com os especialistas, o uso de óculos de sol com lentes irregulares e sem proteção UV pode comprometer a visão da seguinte forma:

– Os raios solares podem danificar a superfície ocular, causando pterígio, doença responsável pelo espessamento da conjuntiva (membrana que reveste a parte branca dos olhos), atrapalhando a visão;

– Os raios solares podem ainda afetar a córnea e o cristalino, aumentando em 60% as chances de adquirir a catarata;

– A radiação também altera o filme lacrimal, que tem a função de proteger a córnea (membrana que envolve os olhos) das agressões do meio ambiente, provocando a síndrome do olho seco. Entre os principais sintomas do problema estão a visão embaçada, desconforto e vermelhidão;

– Sem a proteção adequada, os altos índices de raios solares também podem atingir a parte interna do olho, estimulando a degeneração da retina. Pessoas de olhos claros têm mais propensão a ter esse tipo de problema;

– Lentes irregulares causam distorções na visão, provocando cansaço, dor de cabeça e até deformidade na superfície da córnea, tornando a visão desfocada para perto e longe.

Conclusão

Bom, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam escolher seu oculos de sol com sucesso

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Referências: Bem Estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.