Diversos métodos para promover cuidados com o cabelo, surgem ao longo dos anos, principalmente os que apresentam resultados tentadores. Já falamos aqui sobre o botox capilar, mas o cronograma capilar é um desses procedimentos e ganhou grande fama especialmente nos últimos anos. A seguir, confira mais informações a respeito!
O que é o cronograma capilar?
O método consiste em um planejamento de cuidados que abrange três métodos fundamentais: nutrição, reconstrução e hidratação. Normalmente, ele dura em torno de 4 semanas, apresentando a cada etapa soluções para cabelos que estão danificados. Ele serve, de maneira sintetizada, para restituir a saúde dos fios, suprindo o que precisa.
Esse procedimento, embora nos últimos anos tenha ganhado grande fama para cabelos cacheados, é indicado para todas as formas de fios, afinal, todos estão propensos a serem acometidos.
Como fazer o cronograma capilar?
Além do cronograma capilar, um teste que ficou muito conhecido é o de porosidade, que serve para identificar qual é a principal necessidade do seu cabelo e a partir do resultado, montar o cronograma. Ele consiste colocar um pouco de água em um recipiente transparente e em seguida, colocar um fio de cabelo na água.
Caso ele boie, aponta-se que o necessário seja hidratação. Se ficar em um meio termo, necessita de nutrição. Por fim, caso ele afunde, a necessidade apontada é a de reconstrução.
É interessante entender o que cada processo de cuidado com os fios representa. A hidratação visa repor a água e os nutrientes dos fios, normalmente sendo realizada com produtos que tenham D-Pantenol, óleo de coco e babosa. Já a nutrição, busca eliminar o ressecamento dos fios, para isso, repõem os lipídios do cabelo, para essa etapa, os ativos que recebem maior destaque são o óleo de argan, rícino, abacate, manga e óleo de girassol.
A reconstrução, por sua vez, visa restaurar a fibra capilar, reparando assim, fios que estão porosos, finos e quebradiços. Os principais ativos ao se tratar dessa etapa, são a arginina, creatina e o colágeno.
Como montar a tabela?
Conforme citado, a tabela do cronograma tem período recomendado de quatro semanas e depende da necessidade do seu cabelo. Não se esqueça de que se deve lavar o cabelo três vezes por semana, seguindo os procedimentos estipulados para cada semana. Veja exemplos de tabelas que podem ser seguidos conforme a principal necessidade dos seus fios:
Hidratação cronograma capilar
1° semana: hidratação, nutrição e hidratação;
2° semana: nutrição, hidratação e reconstrução;
3° semana: hidratação, nutrição e hidratação;
4° semana: nutrição, hidratação e reconstrução.
Reconstrução cronograma capilar
1° semana: reconstrução, hidratação e nutrição;
2° semana: hidratação, nutrição e hidratação;
3° semana: reconstrução, hidratação e nutrição;
4° semana: hidratação, reconstrução e hidratação.
Nutrição cronograma capilar
1° semana: nutrição, reconstrução e hidratação;
2° semana: hidratação, nutrição e hidratação;
3° semana: nutrição, hidratação e nutrição;
4° semana: hidratação, reconstrução e hidratação.
Aplicativo cronograma capilar
O aplicativo Meu Cronograma Capilar pode proporcionar um suporte eficaz para quem deseja fazer o cronograma. Disponível para iOS e Android, nele é possível preencher os dados particulares do estado do seu cabelo e características, partindo também do teste de porosidade.
Depois de responder às questões, será determinada uma tabela, onde é possível marcar o que já foi realizado conforme for seguindo, além da possibilidade de fazer anotações.
Conclusão
Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis ok? Já falamos também sobre o viva hair suplemento capilar, que vai deixar os fios fortes e evitar a queda.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!