Cabelo

Cronograma Capilar: como fazer, benefícios e mais!




Diversos métodos para promover cuidados com o cabelo, surgem ao longo dos anos, principalmente os que apresentam resultados tentadores. Já falamos aqui sobre o botox capilar, mas o cronograma capilar é um desses procedimentos e ganhou grande fama especialmente nos últimos anos. A seguir, confira mais informações a respeito!

O que é o cronograma capilar?

O método consiste em um planejamento de cuidados que abrange três métodos fundamentais: nutrição, reconstrução e hidratação. Normalmente, ele dura em torno de 4 semanas, apresentando a cada etapa soluções para cabelos que estão danificados. Ele serve, de maneira sintetizada, para restituir a saúde dos fios, suprindo o que precisa.

cronograma capilar

Esse procedimento, embora nos últimos anos tenha ganhado grande fama para cabelos cacheados, é indicado para todas as formas de fios, afinal, todos estão propensos a serem acometidos.

Como fazer o cronograma capilar?

Além do cronograma capilar, um teste que ficou muito conhecido é o de porosidade, que serve para identificar qual é a principal necessidade do seu cabelo e a partir do resultado, montar o cronograma. Ele consiste colocar um pouco de água em um recipiente transparente e em seguida, colocar um fio de cabelo na água.

Caso ele boie, aponta-se que o necessário seja hidratação. Se ficar em um meio termo, necessita de nutrição. Por fim, caso ele afunde, a necessidade apontada é a de reconstrução.

É interessante entender o que cada processo de cuidado com os fios representa. A hidratação visa repor a água e os nutrientes dos fios, normalmente sendo realizada com produtos que tenham D-Pantenol, óleo de coco e babosa. Já a nutrição, busca eliminar o ressecamento dos fios, para isso, repõem os lipídios do cabelo, para essa etapa, os ativos que recebem maior destaque são o óleo de argan, rícino, abacate, manga e óleo de girassol.

A reconstrução, por sua vez, visa restaurar a fibra capilar, reparando assim, fios que estão porosos, finos e quebradiços. Os principais ativos ao se tratar dessa etapa, são a arginina, creatina e o colágeno.

Como montar a tabela?

cronograma capilar

Conforme citado, a tabela do cronograma tem período recomendado de quatro semanas e depende da necessidade do seu cabelo. Não se esqueça de que se deve lavar o cabelo três vezes por semana, seguindo os procedimentos estipulados para cada semana. Veja exemplos de tabelas que podem ser seguidos conforme a principal necessidade dos seus fios:

Hidratação cronograma capilar

1° semana: hidratação, nutrição e hidratação;

2° semana: nutrição, hidratação e reconstrução;

3° semana: hidratação, nutrição e hidratação;

4° semana: nutrição, hidratação e reconstrução.

Reconstrução cronograma capilar

1° semana: reconstrução, hidratação e nutrição;

2° semana: hidratação, nutrição e hidratação;

3° semana: reconstrução, hidratação e nutrição;

4° semana: hidratação, reconstrução e hidratação.

Nutrição cronograma capilar

1° semana: nutrição, reconstrução e hidratação;

2° semana: hidratação, nutrição e hidratação;

3° semana: nutrição, hidratação e nutrição;

4° semana: hidratação, reconstrução e hidratação.

Aplicativo cronograma capilar

O aplicativo Meu Cronograma Capilar pode proporcionar um suporte eficaz para quem deseja fazer o cronograma. Disponível para iOS e Android, nele é possível preencher os dados particulares do estado do seu cabelo e características, partindo também do teste de porosidade.

Depois de responder às questões, será determinada uma tabela, onde é possível marcar o que já foi realizado conforme for seguindo, além da possibilidade de fazer anotações.

meu cronograma capilar

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis ok? Já falamos também sobre o viva hair suplemento capilar, que vai deixar os fios fortes e evitar a queda.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *