Sendo um dos mais conhecidos e mais tradicionais tratamentos da medicina chinesa, a acupuntura nada mais é do que uma técnica de inserção de agulhas em diferentes pontos do corpo, a fim de ativar os diferentes pontos energéticos que estão espalhados por todo o corpo. Mesmo com seu surgimento na china a cerca de 5000 anos, foi apenas em 1995 que o Conselho Nacional de Medicina reconheceu o tratamento.
Foi por causa de pesquisas que foram realizadas ao redor do globo que a acupuntura pôde mostrar seu potencial de cura e melhora de muitos pacientes que apresentavam queixas fisiológicas.
Qual é o efeito da acupuntura?
Segundo Jefferson Ferla, um dos pioneiros na acupuntura em curitiba, o efeito de ativação do sistema nervoso que a inserção das agulhas provoca é capaz de mudar o cérebro de maneira estrutural. É enviado um impulso nervoso até o sistema nervoso central, o que traz benefícios. Um exemplo é o alívio de dores do sistema musculoesquelético, como artroses no joelho, poliartrite, dores nos tendões e lombalgia.
Outro exemplo de melhora que a acupuntura traz é relacionado ao humor e ao sistema endócrino. O tratamento traz significativas melhoras com reação ao estado de espírito do paciente. O sistema imunológico do paciente também é beneficiado.
Quais as doenças que podem ser tratadas com a acupuntura?
Segundo o relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde, a acupuntura é capaz de curar aliviar os sintomas de cerca de 200 doenças (cefaleias, enxaquecas, náuseas, rinite, insônia, hipertensão, ansiedade e depressão, dentre muitas outras). Dependendo se a dor do paciente seja crônica e aguda podem contribuir para a variação do número de cessões que o paciente irá realizar.
Qual o profissional que irá me atender?
No Brasil, os únicos profissionais que podem prescrever medicamentos, dar o diagnóstico de doenças e realizar procedimentos considerados invasivos são os médicos, veterinários e cirurgiões-dentistas. No entanto, o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) fala que a prática da Acupuntura deve ser realizada por estes profissionais e em seus devidos locais de atuação.
Mais do que uma técnica alternativa, a acupuntura deve ser tratada como uma terapia complementar aos tratamentos já conhecidos. A CMBA afirma que a acupuntura se enquadra como uma especialidade terapêutica que faz o manejo clínico dos que forem tratados. O profissional, assim, deve ser técnico, equipado e preparado para a realização do tratamento.
Como é uma sessão de acupuntura?
Se caso for a sua primeira sessão, o profissional treinado irá realizar a anamnese, que é uma profunda análise de sua saúde geral. Ela consiste em observar a cor da, formato e revestimento da língua; análise do punho, marcando a pulsação em três diferentes locais, verificação do ritmo e da força do braço.
Segundo a tradição da acupuntura clássica, cada paciente é caracterizado por ter uma constelação singular, que pode ser percebida por seus sinais avaliados e seus sintomas. Dependendo da experiência e aprofundamento do profissional, ele poderá incluir outros componentes de avaliação, sendo alguns de técnica ocidental e outros referentes à tradição oriental.
Realizado então a etapa de anamnese e o exame físico, o acupunturista prescreve a combinação de pontos e inicia a aplicação das agulhas. As agulhas são estéreis e de aço inoxidável, e seu diâmetro costuma ser muito menor ao de uma agulha convencional de farmácia (chega a ser 10 vezes menor).Normalmente, a agulhafica por cerca de 25 minutos, mas pode variar.
O que a acupuntura trata
A acupuntura tem sido utilizada a milhares de anos, e pode ser utilizada para os principais problemas de saúde bem como fortalecer sistema imunológico do organismo e aliviar dores e desconfortos. Confira algumas indicações:
- Problemas respiratórios:melhoras significativas em resfriados, asma, rinite e bronquite;
- Neurológicos:redução de dor de cabeça e enxaquecas;
- Boca e garganta:alívio de dor após extrações cirúrgicas, faringite e gengivite;
- Visão: auxilia no tratamento da conjuntivite e catarata;
- Gastrointestinais: redução de acidez no estômago, prisão de ventre, úlcera duodenal;
- Ortopédicos: dor no nervo ciático, artrite reumatóide, lombalgia e outros;
- Sono:dificuldade em pegar no sono (insônia), agitação noturna.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo total da sessão geralmente dura em média uma hora. Além da agulha, outras técnicas também são utilizadas, como é o caso de ventosas e moxabustão (tratamento térmico com a erva Artemisiasinensis). As consultas são semanais ou em duas vezes na semana, sendo que o tratamento ao todo pode variar entre 5 a até 10 sessões periódicas.