Aprenda como eliminar gases com essas super dicas! Chega de prender, mande pra fora o que te faz mal
No mundo atual, muitas pessoas tem uma alimentação incorreta e mal regrada, que faz com que sofram muitos problemas. E um desses problemas que por vezes se torna até desagradável são os gases intestinais. No artigo de hoje vamos explicar por que eles ocorrem e como eliminar gases. Acompanhe conosco!
O que são os gases intestinais?
Os gases, em volume normal, são produzidos pelo corpo organicamente, bem como eliminados. O problema é quando eles se tornam excessivos, passando a incomodar muito a região da barriga, que fica dura e inchada.Os carboidratos são os maiores responsáveis pela produção e liberação dos gases, pois não são quebrados durante a passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas responsáveis pela sua digestão, eles são fermentados por bactérias que ali residem, produzindo gases.
O que causa os gases em excesso?
Alguns alimentos podem aumentar a produção de gases em algumas pessoas, e por isso são chamados de alimentos fermentativos. São eles: agrião, alho, cebola, leite, repolho, leguminosas como o feijão, melancia, nabo, pepino, rabanete, vagem, acelga, brócolis, couve, pimentão, bebidas gaseificadas e muito açucaradas, como refrigerante, batata-doce, couve-flor, ovo, pimenta, condimentos e alimentos gordurosos. Por isso, deve-se consumir com moderação esses alimentos.
- Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
- Inchaço abdominal;
- Barriga dura;
- Flatulência;
- Prisão de ventre;
- Cólica intestinal.
A intensificação da flatulência também pode ocorrer em pessoas ansiosas, que falam ao comer ou que comem muito depressa, ou em pessoas que sofrem de parasitoses intestinais. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.
Dicas de como eliminar gases
Em casos em que a pessoa sinta dores e desconfortos por conta dos gases, o correto é procurar ajuda médica para um tratamento adequado, pois somente um especialista poderá orientar a medicação correta para resolver o problema. Também é importante seguir as dicas de alimentação descritas acima.Algumas dicas abaixo podem ajudar como paliativos.
1-Chá de Erva Doce
O chá de erva doce pode ajudar bastante e é muito fácil de preparar
Ingredientes
- 1 colher (chá) de erva-doce;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
- Adicione a erva à xícara de água fervente e deixe descansar por dez minutos;
- Beba o chá para gases várias vezes ao dia.
2- Dimeticona
A dimeticona é um dos remédios para gases intestinais mais usados. Ele pode ser usado via oral e tem a capacidade de reduzir os gases do aparelho digestório, além de ajudar no alívio da dor e na redução do desconforto abdominal.Este remédio pode ser comprado em forma de comprimidos, gotas ou cápsulas gelatinosas em farmácias.
3-Pratique exercícios
Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.
4-Aplique um pouco de calor.
Os gases causam um aperto desconfortável na região abdominal e esta dor pode ser aliviada tratando ela com calor.
- Encha uma garrafa com água quente, deite-se em sua cama ou no sofá e coloque a garrafa sobre sua barriga. O calor irá ajudar a aliviar o aperto.
- Um banho quente também ajuda a aliviar a dor dos gases e da constipação.
5- Solte tudo!
Isso mesmo, vá ao banheiro mais próximo e se liberte. Não prenda dentro de voce, se estiver em uma reuniao ou momento importante, diga que vai atender uma ligação urgente e dê uma saidinha. Soltar pum, o popular peido é a forma mais fácil e divertida de se livrar desses gases. Se você estiver com vergonha, fique uns 10 minutos no banheiro e calmamente libere tudo. Mas se persistir, va a algum lugar cheio de gente e solte no meio da multidao, pode ser bem legal tambem. O importante é liberar os gases.
Importante
As dicas aqui apresentadas são de dominio público na Internet e em hipótese nenhuma substituem uma consulta médica sobre o tema. Um médico irá lhe solicitar exames e averiguar seu caso mais detalhadamente Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.
Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável!
Sugestões de novos artigos podem usar os comentários