Como Começar Uma Loja Virtual de Alimentos Naturais


Se você é um empreendedor que está interessado no estilo de vida orgânico, começar uma loja virtual de alimentos naturais pode ser uma boa escolha para você.

Semelhante a outras empresas, lojas de alimentos naturais têm diretrizes básicas a seguir ao abrir uma startup de varejo.

No entanto, você também precisa saber como encontrar fornecedores de comidas orgânicas. Siga estas dicas para startups de varejo ao lançar sua loja de alimentos naturais.

Realize Pesquisas de Mercado

É importante realizar uma pesquisa de mercado completa antes de abrir um e-commerce de alimentos naturais. A pesquisa inclui verificar sua concorrência local e dados demográficos da comunidade.

Se já houver várias lojas de alimentos naturais na sua região, talvez a sua região local não seja capaz de oferecer suporte a outra loja. A maioria das lojas de alimentos saudáveis tem como alvo clientes locais, então ao abrir a sua loja virtual, lembre-se que você estará competindo com lojas físicas.

Você precisa de uma base de clientes local que seja grande o suficiente para suportar uma loja de alimentos naturais. Procure o Sebrae, ele fornece dados demográficos abrangentes que podem ajudá-lo em sua pesquisa.

 

Crie Parcerias com Plataformas de e-commerce

Plataforma de e-commerce ajudam bastante no momento de criar a sua primeira loja virtual, o que torna fácil a construção da sua primeira loja.

Portanto, não se esqueça de ter uma plataforma de e-commerce como parceiro e comece com o pé direito as suas vendas.

 

Defina Sua Estrutura de Negócios

Quando você inicia sua loja de alimentos naturais, você pode ter a opção de comprar uma loja existente em vez de começar do zero.

Como a taxa de sobrevivência de quatro anos de startups é inferior a 50%, a compra de uma empresa estabelecida oferece a segurança de uma base de clientes estabelecida e um fluxo de receita conhecido.

Juntar-se a uma cadeia de franquias estabelecida, como a Mundo Verde, melhora a chance de sucesso de sua loja e suaviza sua entrada no mercado.

Embora as taxas iniciais de franquia sejam altas, uma franquia elimina muitos dos riscos normalmente encontrados ao abrir uma loja, fornecendo reconhecimento de marca e suporte operacional.

 

Prepare um Plano de Negócios

Um plano de negócios é um plano concreto que você usa para atingir seus objetivos. Ele inclui um resumo executivo, que fornece uma visão geral de seus objetivos, análise de mercado, descrição da empresa, descrição do produto e projeções financeiras.

Se você não sabe como escrever um plano de negócios, o Sebrae fornece modelos e aconselhamento.

 

Registre Seu Negócio

Dependendo de onde sua empresa está, a licença e as permissões necessárias variam. No entanto, em geral, você precisa de uma licença comercial e um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica para fins fiscais.


Embora o Departamento de Agricultura do Brasil não exija dos supermercados que afirmem ser orgânicos para serem certificados, você pode oferecer aos seus clientes um nível extra de conforto obtendo uma certificação de loja orgânica de terceiros por meio de agências como Organic Certifiers ou Americert.  .

 

Encontre Fornecedores de Alimentos Naturais

Você precisa de fornecedores de alimentos respeitáveis para a sua loja virtual de alimentos naturais.

Certifique-se de que eles tenham registro no Ministério de Agricultura, o que significa que eles são verificados organicamente por uma agência certificadora. Verifique diretórios online, como Organic Wholesale ou WholeFoods Magazine.

Depois de encontrar um fornecedor adequado, assine um contrato para garantir preços de longo prazo. Isso protege você das flutuações de preço que são comuns no mercado de alimentos orgânicos.

Semente de girassol

Escolha um Local de Armazenamento

A localização é extremamente importante para uma startup de alimentos naturais. Você deseja um local que segmente clientes leais e ocasionais.

Isso geralmente significa que sua loja deve estar localizada em uma área de alto tráfego de pedestres. Além disso, a localização da loja deve ser zoneada para fins comerciais, bem como para fins de serviços de alimentação.

 

Contrate o Pessoal da Loja

Dependendo de como você está com a sua startup de alimentos naturais, você provavelmente pode lidar com a maioria dos negócios nos bastidores, como a contabilidade financeira, você mesmo.

No entanto, você precisa contratar funcionários, como caixas e estoquistas, para ajudar a administrar a loja.

 

Pesquise a Concorrência e Defina os Preços

Enquanto os alimentos orgânicos tendem a ser mais caros do que os alimentos comuns do mercado, você não quer deixar sua comida muito cara. Pesquise os preços que seus concorrentes cobram.

Se você não tiver concorrentes locais, considere a margem de lucro líquido das mercearias do Brasil.

A partir do quarto trimestre de 2018, as mercearias têm uma margem de lucro líquido de 2,78% a nível nacional. Você pode precisar da ajuda de um contador para estabelecer a marcação correta necessária para cobrir seus custos de atacado, despesas gerais e outras despesas.

 

Gestão de Estoque

Em 2018, a taxa média de rotatividade de estoque por ano para supermercados era superior a 13.

Sua loja terá muitos tipos diferentes de produtos com uma vida útil variável, portanto, você pode se beneficiar ao obter um sistema de ponto de venda que rastreia e faz o inventário automaticamente.

 

Faça o Marketing Você Mesmo

Concentre seus esforços de marketing em lugares que você espera que seus clientes estejam. Isso pode incluir a distribuição de folhetos em toda a sua área em pára-brisas de automóveis, a colocação de anúncios em jornais locais e o estabelecimento de uma forte presença nas redes sociais e no adwords.

Para atrair mais clientes, inclua cupons em seus anúncios. De acordo com um relatório recente da Nielson, os millennials classificam os descontos em produtos como sua recompensa mais valiosa quando comparados a descontos, devolução de dinheiro, frete grátis e até mesmo produtos gratuitos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *