Alimentação

Castanha de caju: preço, efeitos e benefícios para o corpo




Castanha de caju tem muitos benefícios para a saúde. Rica em fibras, gorduras boas, vitaminas B e ferro, essa oleaginosa é indispensável no cardápio e garante inúmeros efeitos positivos no organismo.

Apesar da alta quantidade de calorias, aproximadamente 500 a cada 100g, a castanha de caju é considerada extremamente saudável e incapaz de provocar o aumento do peso, já que é composta por gorduras boas e inúmeras substâncias que promovem o bom funcionamento do organismo, especialmente do sistema digestivo.

A castanha de caju faz bem para a saúde do coração. (Foto: Divulgação)
A castanha de caju faz bem para a saúde do coração. (Foto: Divulgação)

Benefícios da castanha de caju para o corpo

Veja a seguir quais são os benefícios da castanha de caju:

Protege o sistema cardiovascular

As gorduras boas que compõem a castanha de caju são responsáveis por aumentar os níveis de HDL e diminuir os de LDL, diminuindo assim as chances de infarto. Além disso, o magnésio também encontrado nesse alimento mantém a pressão arterial sempre sob controle.

Fortalece o sistema imunológico

A grande quantidade de zinco presente nessa oleaginosa promove o fortalecimento dos sistemas de defesa do organismo. A castanha de caju beneficia o sistema imunológico e mantém nosso corpo protegido contra diversos tipos de doenças causadas por vírus ou bactérias.

Melhora o humor

A castanha de caju é rica em triptofano, uma substância essencial para que a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e que ajuda a controlar a ansiedade, seja produzida em quantidade suficiente. Um outro exemplo de alimento que contém triptofano é o chocolate.

Castanha de caju
Melhore o seu humor comendo castanha de caju. (Foto: Divulgação)

Ajuda a emagrecer

Esse tipo de castanha é uma ótima opção de lanche da manhã ou da tarde em dietas de emagrecimento. Rica em fibras, ela é capaz de otimizar a digestão dos alimentos, impedir o acúmulo de gordura e prolongar a saciedade.

Mantém os ossos saudáveis

O cálcio é encontrado com abundância nesse tipo de castanha, por este motivo, ao ser ingerida os ossos e os dentes são beneficiados e se tornam mais fortes. Esse tipo de alimento é ótimo para prevenir a osteoporose.

Cabelos saudáveis

Além do uso de cremes, os cabelos necessitam de nutrientes através da alimentação, só assim é possível garantir que os fios nasçam saudáveis e se mantenham sedosos ao longo dos anos. O cobre encontrado na castanha de caju auxilia que os fios nasçam fortes, previne o surgimento de fios muito finos e brancos.

Fornece energia para o corpo

A castanha de caju é rica em magnésio, mineral que possui inúmeras funções no organismo, mas a principal é auxiliar na produção de energia. Sendo assim, o consumo regular de castanha de caju combate a indisposição e a falta de ânimo para realizar tarefas do dia-a-dia.

Como consumir?

Para aproveitar todos os benefícios da castanha de caju é preciso não exagerar no consumo. Uma porção de 10g (de 4 a 5 unidades) é suficiente para que o organismo consiga aproveitar todas as substâncias presentes na oleaginosa que são úteis para a saúde. A quantidade indicada para consumo diário contém apenas 50 calorias.

Onde comprar mais barato?

Na loja Americanas, você encontra pelo melhor preço, clique e confira:

castanha de caju

Vídeo – benefícios da castanha de Caju

Veja no vídeo abaixo, algumas propriedades dela, que pode ajudar sua saúde:

Existem contra indicações?

Pessoas que possuem alergias a amendoim e oleoginosas, devem ter cuidado ao consumir. Além disso, a castanha é bastante calórica e gordurosa, por isso se você deseja emagrecer, deve evitar o consumo.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam mais qualidade alimentar com a castanha de caju ok? Já falamos aqui também sobre a dieta do dr nowzaradan que é bem interessante.

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.