Cálcio: quais os efeitos no corpo? Como ingerir?


Cálcio é fundamental para a formação dos ossos e dos dentes e se for ingerido em pouca quantidade durante a infância, pode comprometer o crescimento e aumentar o risco de desenvolvimento de diversas doenças na idade adulta. Saiba quais os efeitos desse mineral no organismo e como melhor aproveitar todos os seus benefícios.

O cálcio é encontrado naturalmente em muitos alimentos, mas algumas outras substâncias são capazes de impedir sua ação no organismo, o que pode tornar todo o consumo do mineral em vão. Em compensação, alguns tipos de vitaminas e minerais são capazes de auxiliar no efeito do cálcio. A combinação de alimentos é essencial para que todos os benefícios do cálcio sejam bem aproveitados.

O leite é um alimento rico em cálcio. (Foto: Divulgação)

O leite é um alimento rico em cálcio. (Foto: Divulgação)

Quais são os efeitos do cálcio no corpo?

Além a principal substância que ajuda na fortificação e manutenção dos dentes, o cálcio permanece presente no sangue e participa do metabolismo de todas as células do corpo. Ele também é responsável por manter os músculos saudáveis, auxiliar em funções cardíacas, cerebrais e controla a acidez do sangue.

Os ossos do corpo se formam completamente durante a infância e a juventude, durante esse mesmo período, todo o cálcio ingerido também é aproveitado para aumentar a densidade de cada um dos ossos e assim evitar problemas futuros, como a osteoporose. O mesmo acontece com os dentes, que com o passar dos anos e a proximidade da velhice param perder a capacidade de se beneficiar com o cálcio e outras vitaminas e podem apodrecer se durante a formação não tiverem recebido boas quantidades do mineral.

Quando ingerimos alimentos ricos em cálcio, ele é absorvido pelo organismo com o auxílio da vitamina D e do magnésio. Em contrapartida, se ele for enviado para o corpo acompanhado de alimentos que contém Ferro ou cafeína, tem sua absorção e fixação comprometida, ou seja, é pouco aproveitado pelo organismo.


Como ingerir ?

A quantidade de cálcio que o corpo precisa depende da idade. (Foto: Divulgação)

A quantidade de cálcio que o corpo precisa depende da idade. (Foto: Divulgação)

A ingestão dele deve ocorrer em grandes quantidades diárias durante toda a vida, para bebês é recomendado entre 210 e 270mg por dia, após completar um ano essa quantia pode ser aumentada para 500mg. Depois dos 5 anos de idade é necessário ingerir entre 800mg e 1000mg de cálcio por dia, essa quantia é mantida até o fim da infância, quando o ideal passa a ser 1300mg diariamente até os 60 anos de idade.

Onde comprar suplementos de cálcio?

Uma boa loja e com bons preços é a Walmart, clique e confira:

O cálcio está presente em diversos alimentos, especialmente no leite e seus derivados. Mas vale ressaltar que alguns nutricionistas não consideram o cálcio vindo do leite tão benéfico, isso porque a grande quantidade de gordura presente no alimento pode comprometer a absorção do mineral. Prefira consumir o leite desnatado.

Entre os vegetais, o brócolis, o espinafre e a couve são os que mais apresentam cálcio e para que ele seja realmente muito bem aproveitado pelo corpo, recomenda-se que sejam os alimentos sejam consumidos crus ou cozidos. Além desses, outros alimentos podem ser inclusos no cardápio de quem deseja favorecer a saúde através do cálcio, como a aveia, o ovo, o agrião, o açaí e a ameixa seca.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas ok? Se você procura uma pele saudável, vai gostar do nosso artigo sobre o Lift X que é bem legal.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *