Cabelo

Calvície: saiba mais sobre as causas e tratamentos


A calvície é um problema que provoca a diminuição parcial ou total dos cabelos em determinada área, mas os pelos também podem ser ausentes em outras partes do corpo.

É comum que uma pessoa perca, em média 100 fios de cabelos por dia, mas esses fios são substituídos em seguida, no mesmo folículo capilar, dando início assim a um novo ciclo.

No entanto, com o passar da idade, o crescimento dos novos fios de cabelo pode ficar mais lento ou parar de crescer, resultando na calvície.

O que causa a calvície

calvície

Esse problema de diminuição ou perda dos cabelos é mais comum nos homens. A testosterona, que é um hormônio masculino, é um dos causadores deste problema, já que ele é transformado em dihidrotestorena (DHT).

Esse hormônio age diretamente no folículo capilar, causando a redução dos fios de cabelo até o fim do seu crescimento. Esse problema é denominado de alopecia androgenética.

No entanto, além dos hormônios, outros fatores também contribuem para a queda do cabelo como, fator hereditário, má alimentação, estresse e uso de produtos que prejudicam o couro cabeludo, causando assim a queda dos fios na parte frontal e na coroa do couro cabeludo.  

Além da alopecia androgenética existem também a alopecia areata, esse tipo de calvície tem como característica a perda repentina dos fios de cabelo em determinada parte, mas que crescem novamente em alguns meses.

O homem, diante deste problema deve procurar um médico dermatologista para fazer o diagnóstico e em seguida, iniciar o tratamento adequado.

Como é o diagnóstico da calvície

Ao visitar um médico, ele irá analisar o seu problema através de alguns exames e então realizará o diagnóstico de acordo com o seu caso. Observe abaixo os aparelhos usados para fazer os exames:

Scanner de couro cabeludo

Esse aparelho é usado no diagnóstico para identificar inflamações, deposição de gordura, alterações na circulação do sangue, entre outras anomalias.  Para isso, o scanner cria imagens aumentadas em até 8 mil vezes.

calvície

Microscopia eletrônica do bulbo

Esse é um aparelho usado pelo dermatologista que ajuda a avaliar a raiz do cabelo.

HairDX

É um tipo de teste de DNA que é realizado no paciente com objetivo de identificar a probabilidade de ele ficar careca, caso aconteça alguma alteração no cromossomo X.

Após a realização dos exames e diagnóstico, o médico indicará o tratamento ideal para o seu caso.

Como é o tratamento da calvície

Geralmente, o tratamento dura em média, seis meses dependendo do caso do paciente. Caso o procedimento indicado seja a cirurgia, ela pode durar em média 5 horas.  Observe abaixo os principais tratamentos.

Laser de baixa penetração

É um procedimento realizado com um laser que age diretamente no bulbo capilar para estimular a multiplicação das células do cabelo. Além disso, o laser também faz a dilatação dos vasos que transportam os nutrientes e oxigênio para a raiz dos cabelos, fazendo com que eles fiquem mais fortes.

Eletroestimulação

Esse é um procedimento que emite pequenos choques no couro cabelo do paciente para fazer a estimulação e a multiplicação das células no bulbo capilar, para interromper a queda dos fios e fazer com que eles voltem a crescer.

Intradermoterapia

Este procedimento é um tipo de rolo com microagulhas que são passadas no couro cabeludo para criarem pequenos canais. Através deles, são injetadas substâncias que conseguem estimular o crescimento dos fios de cabelo.

Dutasterida

É uma substância usada para combater a queda dos fios e, geralmente é usada na maioria dos casos de calvície.

Transplante folicular coronal

Esse tratamento é um avanço do transplante capilar. Este procedimento é realizado através de enxertos de quatro unidades de folículos que são extraídos do próprio paciente.

No entanto, só é possível realizá-lo se o homem tiver pelo menos 40% de cabelo. Os fios de cabelo que são implantados caem após quatro semanas, mas nascem novamente.

Este procedimento cirúrgico demora em média cinco horas e o resultado é visto após oito meses.

Já é fato que usar bonés ou chapéus em excesso, deixando os cabelos úmidos e abafados por muito tempo, também causa a calvície.

Então, aposte nos penteados mais estilosos e deixe os seus cabelos sempre à mostra.

Referência: http://neckpaper.com.br/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *