Cagaia – tudo sobre essa erva pro corpo


Planta do cerrado faz sucesso, conheça os benefícios da cagaia e tudo que ela faz por nosso corpo!

Essa erva medicinal é bastante utilizada pois possui propriedades que podem ajudar no tratamento de doenças e também para aliviar diversos sintomas e contribuir para uma boa saúde. A cagaia possui propriedades antifúngicas, antioxidantes, antibióticas, digestivas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Quem deseja usufruir de seus benefícios, pode entrar a erva em supermercados e em lojas de produtos naturais por todo o país. Adquirindo as folhas desidratadas da erva é possível preparar o chá, por onde você receberá todas as propriedades e nutrientes. Veja mais a seguir.

cagaiaPara que é indicado?

Devido às propriedades que mencionamos, essa planta pode ser usada em variadas situações, como para tratar infecções fúngicas ou bacterianas, tratar a prisão de ventre, atuar como expectorante em doenças respiratórias, no tratamento de vermes e no combate a problemas digestivos.

Essa planta ainda pode ser aplicada sobre a pele pois possui ação emoliente, podendo auxiliar na cicatrização de machucados e para aliviar a irritação na pele. Pode ainda ser usada como compressa para aliviar inflamações. Muitos ainda misturam a erva com o leite para ajudar no tratamento de bronquites e da tuberculose.

cagaiaComo usar

O meio mais fácil e mais comum de receber todos os benefícios da planta é por meio de uma infusão, preparada com suas folhas desidratadas que você pode encontrar em lojas de produtos naturais, tanto online quanto em lojas físicas. Para preparar essa infusão, você precisará de:

– 500 ml de água fervente;


– 1 xícara de café da planta com sementes.

Junte os dois ingredientes e deixe-os repousando por 10 minutos. Coe e beba uma xícara a cada 6 horas. Esse chá pode ser benéfico principalmente para tratar problemas digestivos. Você ainda pode usar as flores e sementes da planta para realizar a infusão, sendo possível também misturar com tintura, extratos e essências.

cagaiaEfeitos colaterais e contraindicações

Antes de consumir a planta para usufruir dos seus benefícios, é importante também estar ciente de todos os efeitos que ela pode causar, inclusive os ruins. O consumo da planta pode provocar, portanto, irritação na pele, mucosas, vômitos, dores de cabeça, danos no fígado, náuseas, palpitações e, se for consumida de forma excessiva, também pode causar danos visuais.

Quando consumida também em altas doses, essa planta pode ter efeito abortivo, devendo portanto ser evitada por gestantes. Também não deve ser consumida por crianças menores de 2 anos. O consumo dessa planta deve ser recomendado por um profissional da saúde e o acompanhamento durante o tratamento é essencial para evitar qualquer tipo de problema mais sério.

cagaiaAs ervas e plantas medicinais são opções alternativas e saudáveis para auxiliar nosso corpo e são bem mais recomendadas do que medicamentos farmacêuticos, mas ainda assim algumas delas podem trazer mais riscos do que outras, sendo essencial você consumir com moderação, seguindo todas as recomendações do seu médico. Caso sinta algum dos efeitos colaterais de forma mais agressiva, é recomendado suspender o uso e procurar ajuda o quanto antes.

Já falamos aqui em outro artigo, sobre a alimentação low carb, sugiro a leitura!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *