Bichectomia: como funciona, antes e depois, preço e mais!


Bichectomia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas nos últimos anos. Esse procedimento consiste em remover o excesso de gordura das bochechas e assim garantir um rosto mais fino. Saiba tudo sobre essa cirurgia!

Nas bochechas se concentra uma quantidade significante de gordura, conhecida como bola de bichat. Daí vem o nome do procedimento bichectomia. Esse tipo de gordura está presente em todas as pessoas, mas o seu tamanho pode variar. Quando a quantidade de gordura acumulada no local é muito grande, o rosto tende a ser mais arredondado, muitas vezes em desarmonia com o corpo.

Bichectomia

Você acha as suas bochechas grandes demais? Então realize a bichectomia. (Foto: Divulgação)

O que é a cirurgia de bichectomia?

A cirurgia de bichectomia é considerada um procedimento simples, exige apenas anestesia local e a recuperação é muito rápida. Além disso, ela pode ser feita por um cirurgião plástico ou por um cirurgião-dentista. Durante a cirurgia, as bolas de bichat são retiradas e o rosto fica mais fino. No entanto, o resultado é perceptível seis meses após a realização do procedimento.

A bichectomia ou bichatectomia é o procedimento cirúrgico que visa remover a “bola gordurosa de Bichat”, com fins estéticos e/ou funcionais. Sua principal indicação funcional consiste em correção de defeitos mastigatórios como a lesão crônica da mucosa jugal (Morsicatio Buccarum)1. Trata-se de um procedimento relativamente simples, que pode ser realizado sob anestesia local.

Como funciona o procedimento

bichectomia riscos

Através da incisão intraoral, remove-se as bolas gordurosas, permitindo aspecto mais afinado da face, ressaltando os ângulos da região de ramo da mandíbula, acentuando a região malar e proporcionando um terço inferior da face menos volumoso³. Entre as complicações mais frequentemente relacionadas ao procedimento destaca-se lesão do ducto de Stenon ou do ramo bucal do nervo facial, que provocam, respectivamente, sialocele/fístulas salivares e paralisia bucal temporária ou definitiva, além de hematoma, assimetria facial e, raramente, infecções pós-operatórias. Os resultados podem efetivamente ser vistos depois de quatro a seis meses quando o edema de partes moles é definitivamente reabsorvido

Após aplicada a anestesia local, um corte pequeno é feito na parte interna da bochecha, ou seja, dentro da boca. Isso porque a mucosa do local é mais fácil de cicatrizar, além de não deixar nenhuma marca aparente. Em seguida, as bolsas de gordura são retiradas dos dois lados e o corte fechado com um ponto.

Todo o procedimento dura de trinta a quarenta minutos. A recuperação costuma ser bem tranquila. O local pode ficar dolorido por alguns dias, além de apresentar inchaço, o que é completamente normal.


Riscos da bichectomia

A bola de bichat, bolsa de gordura que é parcialmente ou completamente retirada das bochechas durante a bichectomia, fica próxima a vários nervos da face. Se o profissional escolhido para fazer a cirurgia não for experiente ou não estiver realmente apto para realizar esse procedimento, há risco de danificar um nervo e provocar até mesmo uma paralisia facial.

Cuidados pós-operatórios

Os cuidados pós-operatórios recomendados pelos cirurgiões devem ser seguidos para evitar qualquer tipo de complicação durante a recuperação da bichectomia. É preciso fazer compressas de gelo para amenizar o inchaço, além disso, é importante evitar alimentos duros ou muito quentes durante sete dias. Outra possível recomendação é a pausa na academia ou qualquer tipo de atividade física. Evitar exposição prolongada ao sol por no mínimo uma semana.

Nos primeiros dias após a cirurgia, é importante consumir apenas alimentos líquidos e pastosos, já que o inchaço pode atrapalhar a mastigação. Outro ponto importante é a escovação dos dentes, que deve ser feita com muito cuidado para não machucar o local onde estão os pontos.

Bichectomia Antes e Depois

Veja como é o resultado desse procedimento:

bichectomia antes e depois

Preço da bichectomia

Preço da bichectomia

O preço da bichectomia pode variar de acordo com a região, geralmente, onde há mais profissionais habilitados a fazer o procedimento, a cirurgia costuma ser mais barata. O valor cobrado para fazer bichectomia é de em média 5 mil reais.

Contra indicações da cirurgia

Se utilizada em sujeitos sem necessidade, a bichectomia chega a antecipar o envelhecimento do rosto. Isso porque, com o passar dos anos, naturalmente perdemos um pouco de tecido gorduroso na face. Logo, quem não possui uma cara mais rechonchuda e passa pela técnica pode, algum tempo depois, ficar com uma aparência, digamos, “chupada”.

Conclusão

Bem pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que procurem seu médico se acham que é o caso de tentar esse procedimento. Para quem quer proteger sua pele, temos um artigo sobre o famoso bepantol, sugiro a leitura.

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Referências – saude abril


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *