Fitness

Bebidas isotônicas:efeitos no corpo, calorias e mais!


Bebidas isotônicas como o famoso Gatorade podem ajudar quem pratica esportes, mas escondem alguns problemas, conheça!

As bebidas isotônicas fazem sucesso entre os praticantes de exercícios físicos. Todavia, é importante ter conhecimento de seus efeitos, em especial, para saber se esse é o tipo de bebida ideal para o seu caso. No texto a seguir, será possível compreender qual é o verdadeiro papel dessas bebidas e sua forma de ação no corpo!

O que é uma bebida isotônica?

As bebidas isotônicas, normalmente são compostas por carboidratos, potássio, minerais e vitaminas. No entanto, seguem alguns requisitos, por exemplo, não podem ser acrescentados outros nutrientes e não nutrientes e fibras alimentares. No que diz respeito a sua composição, é importante que a osmolalidade do produto seja inferior a 330 mOsm/kg água.

Por mais que sejam dispensadas de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as bebidas isotônicas precisam seguir esses fatores. Além de claro, contarem com orientação médica para um consumo adequado.

bebidas isotônicas

Efeito das bebidas isotônicas

As bebidas isotônicas são famosas entre os atletas justamente por contribuir com uma reposição ágil de energia. São bebidas que visam repor a perda de sódio, potássio, água, glicose, entre outros componentes. Por isso, contribui com as atividades físicas mais longas e no controle da fadiga muscular.

É importante citar que o consumo em excesso, é capaz de afetar o esmalte dos dentes, favorecendo a presença de cáries e consequentemente, comprometendo os dentes com mais facilidade. Ainda mais, é possível que o excesso desse tipo de bebida cause sobrecarga dos rins e favoreçam o ganho de peso. Por isso que a frequência e a quantidade são fatores que devem ser considerados.

Quem pode consumir isotônicos?

A reposição com isotônico pode ser necessária em apenas alguns casos, em outros, recomenda-se a hidratação com muita água. São bebidas próprias para atletas que realizam exercícios de alta intensidade. Não há indicação para crianças, jovens e idosos. Aponta-se que não seja indicado para pessoas hipertensas ou sensíveis a cafeína.

O consumo inadequado é capaz de alterar a pressão e causar complicações. Por essa razão, é fundamental recorrer a um médico especializado para dar as melhores orientações possíveis para o tipo de atividade que pratica e os objetivos que almeja alcançar.

Lembre-se que as opções de bebidas e suplementos não substituem a necessidade da hidratação com água. Lembre-se que é importante tomar água não apenas ao sentir sede, mas regularmente durante o dia.Tenha em mente que essas bebidas por possuírem muito carboidrato tem muito açucar na composição.

Bebidas isotônicas

Qual a diferença entre isotônicos e energéticos?

Algumas pessoas podem confundir os isotônicos com os energéticos, porém, vale lembrar que até mesmo a composição é diferente. Normalmente, os componentes dos energéticos, conforme o nome já indica, buscam um maior estímulo do sistema nervoso, contribuindo assim com uma melhora da concentração, bem-estar e da resistência física.

Bebidas isotônicas artificiais

No entanto, também vale lembrar que assim como as bebidas isotônicas, também há variedades de opções energéticas. Esse fato só reforça a importância de buscar um médico para ter a orientação correta do que consumir, a partir desse ponto, é possível ingerir com confiança, sem deixar a saúde de lado.

Com base nessas informações, faça o consumo com moderação e sempre avalie a relação dos benefícios e possíveis efeitos indesejados.

Ja falamos aqui em outro artigo sobre o kimera termogenico que é bem legal.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *