Quem já sofreu com as crises de apendicite sabe que é muito dolorido e a única opção é cirurgia. Nesse artigo vamos falar mais sobre a doença, sintomas e como tratar e se possui prevenção. Acompanhe o artigo e saiba tudo a respeito de apendicite.
Apendicite, do que se trata?
Apesar do nome complicado trata-se de uma inflamação no apêndice que está situado no intestino grosso. Médicos acreditam que o apêndice deriva de uma evolução do corpo humano e atualmente o “orgão” não possui uma função lógica ao organismo. Em 2007 foi apontado como um “deposito” de bactérias que atuam na digestão. Mas indiferente de possui uma função ou não o mesmo pode infeccionar e acabar gerando muito desconforto no paciente.
Causas
Não há como especificar uma causa para determinado caso, porém acreditasse que exista um grupo de risco que são pessoas entre 10 anos e 30 anos de idade. Observe na sequencia algumas das prováveis causas.
-Má alimentação;
-Sedentarismo;
-Obesidade;
-Infecções intestinais;
-Obstruções do canal por gordura ou fezes.
Acredita-se que esses são alguns fatores que podem causar as crises de apendicite.
Sintomas
Essa inflamação tem como principal sintoma a dor abdominal próxima ao umbigo. Outros sintomas notados para esses quadros são:
-Náuseas;
-Febre;
-Falta de apetite;
-Vômitos;
Deve-se procurar o médico imediatamente ao sentir qualquer um desses sintomas. Caso não tratado o apêndice pode romper-se e isso a inflamação da cavidade abdominal e os sintomas podem se intensificar.
Tratamento
A apendicectomia que é a cirurgia do apêndice é a única maneira conhecia de tratamento. É realizada no hospital em sala cirúrgica onde o paciente é anestesiado e é realizada a remoção do apêndice.
Existem dos tipos de cirurgias para esse caso, confira.
-Laparoscopia: consiste em fazer três furos na região do abdômen e insere uma câmera para acompanhar a remoção do apêndice. Essa é uma maneira menos invasiva e requer um menor tempo de recuperação.
-Incisão: é realizada uma incisão no lado direito do abdômen acima do apêndice e posteriormente o mesmo é removida através dela.
Prevenção
Não há nenhuma forma de prevenção conhecida, mas conhecendo os grupos de risco sabe-se que devemos cuidar da saúde em geral. Todos nós possuímos o órgão em nosso intestino então devemos ficar atentos aos sintomas.
Manter o corpo saudável é a prevenção para várias doenças, portanto pratique exercícios físicos, tenha hábitos alimentares saudáveis e beba água regularmente.
O que é peritonite?
Normalmente acontece devido ao rompimento do apêndice que distribui pus por toda a cavidade abdominal. Os sintomas mais comuns nesse caso são:
-Alivio da dor por alguns instantes;
-Tremores;
-Febre;
-Náuseas e vômito;
-Calafrios;
-Diarreia;
Esses são alguns dos sintomas causados após o rompimento do apêndice que leva a quadros mais complexos de saúde. Na maioria das vezes a infecção tem que ser drenada posterior ao rompimento do mesmo.
Já falamos em outro artigo sobre o pão fit, sugiro a leitura do artigo.
Não existe uma maneira de prever esse acontecimento, por isso o apendicite deve ser tratado com urgência. Consulte regularmente e atente-se a qualquer desconforto no abdômen.