Anis estrelado – conheça seus benefícios


O anis estrelado ou anis da China é uma planta cultivada na China e no Vietnã. Atualmente é conhecida mundialmente por suas propriedades medicinais e seu uso como iguaria na culinária ou em bebidas. Siga lendo esse artigo e saiba tudo a respeito dessa planta, seu uso na culinária e seus benefícios.

anis estreladoAnis estrelado

O anis estrelado é conhecido pelo nome científico de lllicium verum, mas popularmente chamado de funcho da China, anis da China, anis estrelados e assim por diante dependendo da região podendo haver variações em seu nome. A planta pode atingir até oito metros de altura e é comumente cultivada na China, no Japão, Vietnã e Filipinas e outras regiões.

Características do anis estrelado

Quem conhece essa planta dificilmente irá o confundi-lo com outra planta. Os seus frutos que são usados para fins medicinais e culinários possuem a curiosa forma com oito pontas semelhantes a barcas com uma semente marrom dentro de cada ‘barca’.

Uso na culinária

Na culinária chinesa e vietnamita é utilizado em sopas, carne, bolos, frutos do mar, caldo e pães. É usado na culinária tanto pelo seu sabor e aroma quanto pela aparência. No Brasil é consumido principalmente como chá e no estado do Rio Grande do Sul é utilizado no chimarrão proporcionando um sabor adocicado a bebida amarga e enfeitando ao mesmo tempo.


anis estreladoO anis estrelado e suas propriedades medicinais

A planta é tem propriedades digestivas e a partir do anis estrelado foi possível produzir um fármaco contra a Gripe A. É anti-inflamatório, diurético, fungicida. Auxilia a combater gripe e resfriados, gases, bronquite e outras doenças.

Quais os benefícios ?

Quando falamos dos benefícios promovidos pelo anis estrelados destacam-se a regulação dos níveis de açúcar no sangue, equilibra os níveis de colesterol, estabiliza o peso, controla a pressão arterial. Como a planta possui propriedades antibacterianas ele auxilia, o organismo a se defender de bactérias perigosas. Melhora a defesa imunológica do nosso organismo, pode ser um grande aliado para prevenir câncer, auxilia no sono, previne envelhecimento precoce, equilibra o fluxo menstrual e sintomas da TPM e melhora a digestão.

Ele é afrodisíaco?

Culturalmente o anis estrelado é usado a séculos para estimular os homens sexualmente. O seu nome científico deriva da palavra latina ‘illicere’ que se traduzida significa seduzir. Ele é utilizado pelos antigos romanos e gregos para fins afrodisíacos já que a planta possui um sabor adocicado acreditava-se que a mesma estimulava os desejos sexuais nos homens.

Contraindicações da ingestão do anis estrelado

Toda e qualquer planta só deve ser administrada se existir recomendação medica para seu uso. Não se aconselha iniciar o consumo de anis estrelado sem recomendação medica. Entre as contraindicações deve-se tomar cuidado com o óleo essencial extraído da planta pois não orienta-se o seu consumo. Existem outras espécies de anis como a Illicium lanceolatum e por isso é de vital importância saber diferencia-las para que não haja intoxicação.

Já falamos em outro artigo sobre os alimentos ricos em ferro, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *