Ocitocina: o que? E como age no corpo?


Entenda do que se trata, como o corpo produz ocitona e o que ela faz. confira aqui!

Talvez você já deva ter ouvido falar na Ocitocina inúmeras vezes, pois ele é conhecido como o hormônio do amor. A Ocitocina é muito utilizada para melhorar o humor das pessoas, ela pode ser encontrada nas farmácias, em forma de medicamentos, e também pode ser adquirida de forma natural pelo nosso organismo.

Quer saber mais ? Então veja no artigo.

Ocitocina

Ocitocina: o que? E como age no corpo? (Foto: Divulgação)

Onde é produzida em nosso corpo?

A Ocitocina é um hormônio que o cérebro humano produz, mas em alguns casos, quando o organismo precisa de uma produção extra desse hormônio os médicos indicam comprar em farmácias, ele vem em várias formas, como por exemplo: spray, cápsulas e líquida. O uso vai depender de acordo com o que o médico solicitar e a necessidade de cada paciente.

Ocitocina

(Foto: Divulgação)

Para que serve a ocitocina?

Ela tem um papel fundamental no corpo, como já foi dito acima, mas ela apresenta funções que são fundamentais em algumas situações como:

Ocitocina

(Foto: Divulgação)

Na amamentação – o corpo da mulher produz ocitocina naturalmente, sempre quando o bebe mama, mas o médico pode recomendar o uso do hormônio 5 minutos antes da amamentação, para facilitar que o leite desça. Esse uso é muito praticado por mães adotivas que desejam amamentar.


Facilita o parto – a ocitocina também é muito usada no caso de partos induzidos, para facilitar a dilatação, mas deve ser recomendação médica, ou poderá causar aborto, se for usada na época indevida.

Ocitocina

(Foto: Divulgação)

Melhora o relacionamento social – o hormônio é muito usado em pacientes que tem autismo e esquizofrenia, quem indica a quantidade a ser ministrada em cada paciente é o psiquiatra. Ao fazer uso da Ocitocina os pacientes melhoram o convívio social.

Combate a ansiedade e a depressão – a Ocitocina diminui o estresse e a sensação de ansiedade nas pessoas, melhora o humor e consequentemente o convívio social. Também é muito indicada em tratamentos para depressão e ansiedade melhorando o estado dos indivíduos.

Ocitocina

(Foto: Divulgação)

Melhora a libido – a Ocitocina também age diretamente na libido dos indivíduos, melhorando o desempenho sexual, pois age em conjunto na testosterona no homem e na progesterona na mulher. Aumenta o interesse sexual, melhora a lubrificação da vagina e o alcance do orgasmo em ambos os sexos. Uma forma de aumentar a ocitocina no organismo é através do abraço, do carinho e não custa nada, não é mesmo?!

Curiosidades sobre a Ocitocina

Você sabia que ela é liberada em maior quantidade no organismo das mulheres, na hora do parto?

Outro momento em que a Ocitocina é liberada em grande quantidade é na hora do orgasmo, tanto em homens, quanto em mulheres.

No cérebro humano capacita o indivíduo a se doar, a se entregar a outra, de viver em grupos de se socializar. A ocitocina é conhecida popularmente como o hormônio da honestidade do altruísmo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Até a próxima!

Referências: Saude Abril


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *