Pílula anticoncepcional engorda?


Pilula anticoncepcional engorda ou é apenas mito? Veja tudo aqui!

O uso das pílulas anticoncepcionais está cada vez mais comum entre as mulheres de todas as idades, afinal esse medicamento não serve apenas para evitar a gravidez, mas também para aliviar os sintomas da TPM. Muitas mulheres até usam a pílula tendo como principal objetivo aliviar as cólicas e dores de cabeça, além do mal estar, para que assim possam levar uma vida o mais normal possível.

Entretanto, assim como traz benefícios, o uso das pílulas também traz alguns efeitos colaterais. Será que o aumento do peso é um desses efeitos? Isso você poderá descobrir a seguir.

Pílula anticoncepcional engorda? (Foto: Divulgação)

Conheça os tipos de pílulas anticoncepcionais

Existem alguns tipos de pílulas que devem ser levados em conta. A pílula combinada é aquela que possui duas ou mais substâncias, como progesterona e estrogênio, e tem como objetivo reduzir o fluxo menstrual e as cólicas.

Há também as pílulas simples, que são aquelas cuja fórmula possui apenas uma substância e que geralmente é derivada da progesterona. Esse tipo de pílula possui menos efeitos colaterais. Ambos os dois tipos de pílulas possuem até 99% de eficácia quando são usadas corretamente.

Pílula anticoncepcional engorda? (Foto: Divulgação)

Pílula anticoncepcional engorda?

O fato de que o anticoncepcional engorda não é alto totalmente verdadeiro. Os compostos presentes nas pílulas não alteram diretamente os quilos do indivíduo, mas podem acabar causando alguns efeitos colaterais que acabam gerando o aumento do peso. Por exemplo, as pílulas tendem a aumentar a retenção de líquido. Quando isso acontece, o corpo, principalmente a região da barriga, fica inchado gerando uma imagem de aumento de peso.


O aumento da retenção de líquido sempre irá depender do tipo de pílula usada, da sua composição e da quantidade hormonal. Algumas mulheres possuem pouca retenção de líquido, enquanto outras possuem demais e aí acabam achando que estão comendo mais por causa da pílula, mas na verdade só há mais acúmulo de líquido no corpo.

Pílula anticoncepcional engorda? (Foto: Divulgação)

Como evitar o acúmulo de líquido

O acúmulo de líquido no corpo pode ser evitado ou até mesmo eliminado, se você adotar alguns métodos e práticas. Quando você estiver em repouso, por exemplo, eleve suas pernas. Isso deve ser repetido algumas vezes durante o dia. Outra dica importante é não ficar na mesma posição por muito tempo, sempre se movimente.

Você também deve evitar ficar muito tempo em locais com temperaturas elevadas. O consumo de água deve continuar, pois isso manterá o seu corpo hidratado. A retenção de líquido também pode ser gerada pelo alto consumo de sódio, ou seja, açúcar. Por isso evite alimentos industrializados o máximo possível. Sempre pratique atividades físicas.

Pílula anticoncepcional engorda? (Foto: Divulgação)

Qual anticoncepcional usar?

Especialistas indicam que se você deseja sofrer com menos efeitos colaterais, é indicado usar pílulas cujas fórmulas possuam pouco estrogênio e progesterona. Entretanto, ainda assim o acúmulo de líquido pode ocorrer.

Adotando as dicas acima você pode diminuir essa retenção e continuar usando sua pílula anticoncepcional sem nenhum problema. Mais dicas você encontrará indo ao seu médico. Nunca se medique sozinho, somente um profissional pode lhe indicar a pílula certa para seu corpo.

Para quem está com mais idade, recomendamos ler nosso artigo sobre os sintomas da menopausa.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentarios


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *