Jurubeba – todos os benefícios dessa erva


A jurubeba como é conhecida popularmente é uma planta com propriedades medicinais usadas para diversas doenças. Leia o artigo até o final e aprenda tudo a respeito dessa planta e seus efeitos para o corpo.

jurubebaJurubeba

Solanun Paniculatum conhecida com Jurubeba é uma planta que pode atingir até três metros de altura. A origem do nome vem do adjetivo latino paniculatum (paniculado), pelo tipo de inflorescência. A planta é nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A Solanum paniculatum é uma pequena árvore de porte arbustivo, cujo caule pode atingir até 2 metros de altura. Possui folhas alternas, pecioladas, sinuadas e sublobadas com flores pequenas, azuladas ou violáceas. Seu fruto é uma baga globosa e glabra.Possui flores e pequenos frutos e seu tronco é cercado de espinhos curtos. Suas raízes e frutos possuem propriedades antianêmicos, antidiabéticos, entre outras. Ela é conhecida em quase todo o Brasil por conta de seus usos na medicina popular, sendo encontrada em maior quantidade no sul do país.

jurubeba beneficios chaQuais os benefícios de consumir a Jurubeba?

O consumo dessa planta é indicado para tratar anemia, gastrite, ulceras, hepatite, cistite, diabetes, auxilia no emagrecimento e em quadros de acne. Existem vários benefícios em consumir a Jurubeba por conta de suas propriedades medicinais descongestionantes, diurética, anti-inflamatória, entre outras.Suas folhas tem propriedades:

• Anti-inflamatórias

• Cicatrizantes

• Depurativas do sangue


• Descongestionantes

• Digestivas

Diuréticas

• Estimulantes

• Hepatoprotetoras

• Laxantes

• Tônicas

Contraindicação e efeitos colaterais 

Se consumida em excesso pode causar aumento das enzimas hepáticas, gastrite, intoxicação, diarreia, vômito e sintomas neurológicos. Seu consumo é contraindicado a gestantes, lactantes e crianças. Não deve ser consumida sem recomendação medica. Orienta-se conversar com seu médico antes de introduzir a essa erva na sua dieta.

Modo de usar a planta

Pode ser consumida em forma de sucos feitos a partir de seus frutos e raízes. A maneira tradicional é ingerir em forma de chá, porém pode ser realizado gargarejos com o chá da Jurubeba. Algumas pessoas aplicam o chá da Jurubeba em regiões com acnes. A planta é utilizada quase que por completo na medicina popular. Seus galhos, flores, frutos e folhas possuem propriedades importantes para a saúde conforme estudos comprovam. Indiferente da forma de consumo a planta possui sabor amargo.

Para que é indicado o suco das raízes e dos frutos da Jurubeba?

O suco feito a partir dos frutos e raízes da planta é indicado para tratar casos de anemia, cistite, tosse, bronquite e tumores.

Para que é indicado o chá de Jurubeba?

O Chá pode ser feito a partir das folhas, frutos e flores da planta e até mesmo de suas raízes. É recomendado para tratar febre e problemas relacionados ao fígado.

Cozimento das raízes da planta, para que é indicado?

As raízes cozidas da jurubeba são indicadas para tratamento de prisão de ventre e diabetes.

A Jurubeba ajuda a emagrecer?

Se você está procurando dicas para emagrecer com saúde recomenda-se que além de exercícios físicos diários seja seguida uma dieta alimentar recomendada por um médico e/ou nutricionista. Não existe planta milagrosa nem para doenças nem para promover a perca de peso. Ambos os casos devem ser orientados por profissionais especializados.

Nenhum medicamento ou chá deve ser consumido ser orientação medica. Apesar de casos de alergia não estarem ligados comumente com o consumo de Jurubeba deve-se tomar os devidos cuidados pois há espécies semelhantes a planta Jurubeba. Mesmo consumindo a Jurubeba seja em chá, sucos ou outras formas não deve-se descontinuar o uso de medicamentos indicados por médicos.

sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *