O Alcaçuz como é conhecido popularmente é uma planta com fins medicinais. Suas propriedades são recomendadas para resfriados, bronquite, conjuntivite e outras doenças. Se você se interessou pelas propriedades medicinais do alcaçuz continue lendo esse artigo e aprenda tudo sobre essa planta.
O que é o Alcaçuz?
A planta Glycyrrhiza Glabra é popularmente chamada de Alcaçuz, raiz doce, salsa e Regaliz dependendo da região. É uma planta nativa de Portugal e pode alcançar no máximo um metro de altura e possui folhas com até 15 cm de comprimento, além de flores e frutos.
Propriedades do Alcaçuz?
A planta possui propriedades anti-inflamatórias, expectorante, antimicrobiana, antisséptica, diurética, antioxidante, antiespasmódica, entre outras tantas propriedades presentes na planta e utilizadas para fins medicinais.
A planta ainda possui entre seus componentes a vitamina E, vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3 e vitamina B5. Fósforo, cálcio, ferro, zinco, magnésio, selênio, colina e silício.
Para que serve o Alcaçuz e quais os seus benefícios?
A planta é utilizada para o tratamento de doenças como infecções causadas pelos vírus da hepatite, vírus do herpes, AIDS e também auxilia no tratamento de bronquite, tosse, dor de garganta. Alivia os sintomas da TPM, menopausa, e ajuda a melhoras as condições de quem sofre com a osteoporose, malária, lúpus, tuberculose, alguns tipos de câncer em especial, depressão, colesterol alto e outras doenças. Obviamente nem todos os benefícios da planta são comprovados cientificamente, alguns são fatos culturais passado por gerações.
Usos culinários
O alcaçuz é utilizado na culinária como um adoçante natural. Podendo ser utilizado no preparo de balas e doces e bebidas.
Essa planta ajuda emagrece?
Alguns estudos comprovam que o alcaçuz promove a perda de peso se associado a hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos diários. É indispensável acompanhamento médico e nutricional quando se objetiva perder peso de maneira adequada e saudável.
Efeitos colaterais e contraindicações
O alcaçuz não deve ser ingerido em excesso caso contrário pode aumentar a pressão arterial, aumentar a retenção de liquido no organismo, aumentar o hormônio cortisol que é conhecido pelo hormônio do estresse, ritmo irregular cardíaco, fraqueza muscular. Ele é contraindicado a pacientes em tratamento contra alguns tipos de câncer, bem como a mulheres com endometriose e miomas pois a planta possui efeito estrogênico que pode colocar em risco o tratamento.
Não é indicado para gestantes pois seu consumo desorientado pode causar contrações precoces e inchaço corporal. Ainda é contraindicado para pessoas que sofrem com problemas hepáticos, renais e cardíacos. Antes de incluir o alcaçuz em sua dieta consulte com um especialista.
Onde encontrar o Alcaçuz e como inclui-lo na minha dieta?
O alcaçuz pode ser encontrado na forma de chá, em pó ou ainda extrato de alcaçuz. A planta é frequentemente consumida como chá ou utilizada em certos alimentos. O alcaçuz em pó pode ser disposto sobre a pele para curar acnes e inflamações. O extrato de alcaçuz é utilizado na preparação de alimentos. O chá pode ser feito com as folhas ou raízes da planta.
Espero que as informações tenham sido uteis. Já falamos também sobre o desafio do ovo,sugiro a leitura do artigo.
Sugestões e dicas usem os comentários.