Agachamento: veja os benefícios desse exercício

Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

O agachamento é um exercício físico muito conhecido e praticado nas academias de todo o mundo, principalmente pelas mulheres. Entretanto, esse é um exercício para todas as pessoas, independentemente do sexo ou idade. Ele apresenta inúmeros benefícios para o corpo, podendo ser um grande aliado para tonificar os músculos.

Se engana quem acha que precisa frequentar uma academia para fazer o exercício: o agachamento também pode ser feito em casa, basta ter alguns equipamentos básicos e pronto. Hoje, veja os principais benefícios do agachamento e como você pode fazê-lo sem muita complicação.

Agachamento: veja os benefícios desse exercício (Foto: Divulgação)

Agachamento: para que serve

Ele pode ajudar a tonificar e definir suas pernas, além de também contribuir para um abdômen mais chapado. Milhares de pessoas acabam se machucando com o exercício, mas isso é simplesmente porque não sabem como fazê-lo corretamente e acabam colocando peso demais. É importante também o uso de tênis apropriados.

A prática do agachamento fornece mais agilidade para o nosso corpo, ajudando a fazer caminhadas e corridas com mais velocidade. Além disso, esse exercício aumenta a densidade mineral óssea, diminuindo assim as chances de fraturas. O agachamento também melhora o seu desempenho em outros esportes e acaba com dores ou lesões nas costas.

Agachamento: veja os benefícios desse exercício (Foto: Divulgação)

Conheça os benefícios do agachamento

O agachamento atua em diversos músculos como glúteos, panturrilhas e quadríceps, produzindo mais força e ativando a musculatura do core. Isso contribui para que o agachamento efetue a integração dessas partes, e isso acaba gerando uma melhor performance do corpo em vários esportes.

De modo geral, quem se tornar um praticante do agachamento poderá se locomover com muito mais facilidade e agilidade, além de diminuir o risco de lesões nas costas ou até mesmo a aparição de dores no joelho. Estudos comprovam que o agachamento confere menos dores em idosos que tenham osteoartrite. Todos esses benefícios do agachamento são permitidos pois o exercício fortalece a parte inferior do corpo e também a musculatura central.

Agachamento: veja os benefícios desse exercício (Foto: Divulgação)

O agachamento é para todos?

Muitas pessoas acabam não fazendo o agachamento por acharem que não devem ou não podem, mas a verdade é que esse exercício é para todos, com apenas algumas exceções. Todos devem e podem fazer o exercício, desde que ele seja muito bem orientado por um profissional.

Se um indivíduo possui uma lesão no joelho, por exemplo, o exercício deve ser feito de forma progressiva mais controlada e leve para que o joelho se torne cada vez mais forte. É recomendado ter um profissional acompanhando nesses casos. O profissional deve criar um método de agachamento que seja de acordo com as condições de cada indivíduo, para não exigir muito de seus músculos e desgastá-los.

Agachamento: veja os benefícios desse exercício (Foto: Divulgação)

Exercícios que englobam o agachamento

Um exercício completo de agachamento pode beneficiar tanto as coxas quanto o bumbum. Quem desejar aumentar os benefícios em uma dessas partes, pode tentar fazer o agachamento somente em uma perna ou até mesmo o agachamento unilateral.

O agachamento com barra e anilhas também pode ser muito benéfico para o corpo se for executado da forma correta.

Recomendados para você:


Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *