Adesivo Anticoncepcional: o que é? funciona mesmo?


Adesivo anticoncepcional é uma das melhores alternativas para evitar uma gravidez, veja como funciona!

Assim como as pílulas e os demais procedimentos contraceptivos, o adesivo anticoncepcional serve para prevenir a gravidez. Ele tem o aspecto de um esparadrapo comum e sua eficácia chega a 97,7%, segundo pesquisas. Mas será que o adesivo impede que uma mulher seja mãe mesmo? Como um papel pode evitar isso?

Confira essas e as demais dúvidas sobre o adesivo anticoncepcional nos próximos tópicos.

Como usar adesivo anticoncepcional?

O adesivo anticoncepcional deverá ser colocado na pele do braço, da nádega ou na parte inferior da barriga, próximo ao umbigo. Com isso, os hormônios estrógeno e progesterona serão continuamente liberados no organismo feminino por meio do contato com a pele.

A partir do momento que os hormônios entram na corrente sanguínea, a liberação dos óvulos pelos ovários é impedida, tornando o muco cervical mais grosso. Esta característica impede que o espermatozoide atinja o óvulo, anulando a gravidez.

adesivo anticoncepcional

Quanto tempo preciso ficar com o adesivo anticoncepcional?

O uso do adesivo que evita a gravidez é semanal, ou seja, deve ser trocado sempre que completar sete dias com o mesmo. O período total de uso é de 21 dias ou 03 semanas consecutivas, deixando a quarta semana como uma pausa, pois o período menstrual deve começar neste mesmo período.

Feito isso, todo o processo de aplicação deverá começar novamente.

Se o adesivo cair ou desgrudar – algo difícil, uma vez que o material foi projetado para durar 01 semana – a reposição de outro adesivo deve ser feita imediatamente.

Cabe destacar que, depois de solto, se não for reposto em até 24h, o controle de natalidade não terá efeito. Se isso acontecer, substitua por outro produto contraceptivo.

Adesivo anticoncepcional funciona mesmo?

Este método contraceptivo possui uma eficácia de 99,7% e entra para a lista dos anticoncepcionais hormonais muito eficientes, com uma taxa de falha de apenas 0,3%.

Portanto, o adesivo anticoncepcional funciona e evita a gravidez indesejada, pois conta com uma liberação de hormônios segura e com poucos efeitos colaterais.

adesivo anticoncepcional

Cabe destacar que o adesivo funciona apenas com a aplicação semanal corretamente. Caso haja atraso de mais de 24h na reposição, outro método contraceptivo deverá ser utilizado.

Efeitos colaterais: adesivo anticoncepcional

Assim como todo medicamento de mesma natureza, os efeitos colaterais do adesivo anticoncepcional são os seguintes:

  • Alteração no padrão menstrual (sangramentos fora de época e aumento do fluxo);
  • Dor no seio;
  • Dor de cabeça;
  • Reação alérgica (vermelhidão no local onde o adesivo é aplicado);
  • Náuseas.

Porém, as mulheres que utilizam este método afirmam que os efeitos duram no máximo 02 meses. Depois, as dores passam, o ciclo menstrual volta a ser o mesmo e as demais reações se extinguem.

Além disso, o uso do adesivo anticoncepcional não implica no aumento de peso. De acordo com um estudo realizado com 800 mulheres, depois de 09 meses de uso deste contraceptivo, o ganho de peso foi igual ao de mulheres que não usam nenhum tipo de anticoncepcional. Ou seja, o adesivo não engorda.

Contraindicações adesivo anticoncepcional

O recomendado é que mulheres propensas a doenças cardiovasculares evitem o uso do adesivo anticoncepcional por longos períodos. No mais, procure seu ginecologista e fale sobre este método contraceptivo e veja se ele encaixa com o seu perfil.

Gostou do conteúdo? Você usaria o adesivo anticoncepcional? Comente a sua opinião com a gente.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *