TPM: o que é? por que ocorre? Existe cura?


TPm perturba mulheres todos os meses, entenda por que ocorre e como evitar esses problemas!

Tudo que você sempre quis saber sobre a TPM vai encontrar aqui, nesse artigo. Falando na forma denotativa TPM é Tensão Pré-menstrual. A TPM é caracterizada pelos inúmeros sintomas que ela provoca 10 dias antes da menstruação. Você sabia que a TPM atinge mais de 70% das mulheres aqui no Brasil?

TPM: o que é? por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Tipos de TPM

É importante salientar, que nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas quando estão com TPM, os sintomas são muito variados, tanto que foram selecionados em 5 tipos bem distintos, que podem aparecer de forma conjunta ou separada nas mulheres. Veja abaixo os tipos e os sintomas de cada uma delas:

 A – a TPM A está relacionada diretamente com a ansiedade e apresenta sintomas como: dificuldade para dormir, tensão, ansiedade, humor alterado e irritabilidade. Também pode ocorrer de a mulher ficar mais desatenta, ou seja não consegue se concentrar fica batendo nas coisas e derrubando objetos.

C – a TPM C é a que a maioria das mulheres odeiam, pois ela está ligada a compulsão, principalmente por alimentos. A sua classificação é C por conta de a palavra, desejo, que vem do inglês é cravin, por isso denominaram como “C”. Geralmente as mulheres que sofrem com esse tipo de TPM buscam satisfazer sua ansiedade em chocolates, comidas gordurosas, sorvetes, entre outros alimentos gordurosos. Os principais sintomas são: desejo por consumir alimentos salgados e doces, ou consumir guloseimas entre outras comidas deliciosas e diferentes e dores de cabeça.

O que ocorre é que quando a mulher com TPM consome um alimento que é rico em açúcares ou gorduras o cérebro age como se recebesse uma recompensa, proporcionando sensação de prazer.


D – a TPM D está relacionada a depressão, por conta dos sintomas, como por exemplo: falta de concentração, raiva, baixa autoestima, a mulher fica violenta, sentimentos perturbadores, entre outros. Esses sentimentos estão relacionados a serotonina, quando ela baixa ocorre todas essas sensações.

H – esse tipo de TPM está relacionada a hidratação a retenção de líquidos ocasionando os seguintes sintomas: aumento do peso, inchaço no abdômen, mamas inchadas e sensíveis, mãos e pés inchados.

O – esse tipo de TPM está relacionado a sintomas, como: alterações de hábitos intestinais, vontade de urinar toda hora, sudorese fria ou fogachos, dores por todo o corpo, principalmente cólicas, infecções respiratórias, náuseas, alergias, acnes, entre outros.

TPM: o que é? por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Porque ocorre a TPM?

A TPM ocorre por conta das mudanças que o corpo da mulher sofre, pois o corpo leva 28 dias se preparando para engravidar, receber um bebe. No período de ovulação é onde ocorrem os maiores sintomas, pois é com ele que elevam os níveis de testosterona, que acontece nos primeiros 14 dias da ovulação. Nos outros 14 dias o útero se prepara para receber um bebe engrossando suas paredes. Nesse período o estrógeno baixa e as taxas de progesterona sobem. É nessa faze, brusca de mudanças que ocorrem os sintomas que são considerados TPM.

Importante

Sempre procure seu médico se você tiver esses sintomas ou estiverem lhe trazendo problemas. Não fique apenas se baseando em artigos de internet. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Para quem quer ter uma pele bacana, pode gostar de ler sobre a colastrina que ja falamos por aqui sobre ela. E pra quem quer emagrecer sugiro ler sobre os remédios para emagrecer, que é um artigo bem interessante.

Sugestões e novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *