A Preparação Física dos Jogadores de Futebol


Entenda como funciona a rotina de treinos e a alimentação dos atletas de alto rendimento, no esporte mais popular do mundo.

O futebol é, sem dúvidas, o esporte mais querido do país, além de ser o mais praticado do mundo. Assim como os outros esportes, necessita uma boa preparação física para executar sua performance da melhor maneira possível. Todos os componentes, sejam eles de ordem psicológica, tática ou física possuem seus graus de importância, contudo, a preparação física deve ser fundamental e sólida, visto que uma partida possui a duração de 90 minutos e o condicionamento físico será determinante para o jogo.

O preparo físico excelente garante que o atleta consiga alternar entre os momentos de lenta e alta intensidade, revezando entre potência e resistência, algo que é muito importante, levando em conta a quantidade considerável de jogos por temporada no Brasil. Em nosso país, em média são disputadas quatro competições durante o ano, sendo dois jogos por semana. Essa periodicidade exige bom preparo físico para suportar a maratona de jogos em alto nível, sem prejudicar o atleta.

Como são os treinos de futebol?

Os treinamentos dos atletas de futebol são divididos por métodos. Utilizados para possibilitar um aumento efetivo no desempenho, esses métodos são, geralmente, subdivididos em três grupos:

  • Método Contínuo

O principal objetivo é melhorar a capacidade aeróbica. À medida que vamos aumentando a intensidade da carga de resistência, nota-se ganhos no sistema circulatório, no aumento da vascularização do músculo requisitado e ainda melhores significativas no aproveitamento de oxigênio.

  • Método Intervalado:

Uma das principais características desse método é ser um treino de duração curta, média e longa, com espaços de tempo de cargas de 15 a 60 segundos e uma média de duração de 1 a 8 minutos sendo o período de longa duração de 8 a 15 minutos. A outra é a pausa vantajosa, ou seja,  níveis de recuperação delimitados até um ponto onde a  frequência cardíaca atinja cerca de 120 a 140 batimentos por minuto.

  • Método de Repetição

Esse é um método muito eficiente, principalmente, para melhorar a resistência. É indicado para aprimorar as capacidades e mecanismos regulatórios dos sistemas cardiovasculares e respiratórios, assim como o metabolismo. Basicamente, consiste em uma execução repetida de um percurso escolhido na maior velocidade possível.

Como funciona a alimentação dos jogadores?

Os carboidratos (cereais, pães, massas, frutas frescas e secas, sucos, torradas, mel, geléia, açúcar e doces, tubérculos, arroz e feijão, etc.), são os combustíveis preferidos do organismo na hora de fabricar energia, por isso, devem estar presentes em grandes quantidades na dieta de um atleta. As reservas de carboidrato no corpo são limitadas e se forem esgotadas, levarão à fadiga e exaustão, por isso, o cuidado com a alimentação é de extrema importância. Os carboidratos fazem toda a diferença na hora dos treinos e nos jogos, afinal, possibilita ao atleta mais energia, força e velocidade

O gasto energético dos atletas profissionais do futebol, que treinam em dois períodos, por exemplo, é elevado. A recomendação de especialistas para esses atletas é de dois mil a 2,5 mil calorias. Para um atleta que pesa 75 kg, gasta em torno de 1,2 mil a 1,4 mil kcal só durante a atividade física, com o consumo médio de calorias diárias que vai de três mil a quatro mil kcal, ou seja, um gasto energético gigantesco, que precisa de uma alimentação muito cuidadosa que reponha, com inteligência, o que foi gasto com as atividades.

A tecnologia como aliada

Nos dias atuais, é muito comum a prática do esporte estar associada com algum componente tecnológico que facilite não só na recuperação física, mas também na divulgação dos métodos de treinamento. A prática, entretanto, não se restringe somente ao que os atletas fazem dentro de campo, nos jogos e nos treinos.

A popularidade do futebol já ultrapassou barreiras enormes, aproximando cada vez mais os torcedores de seus ídolos e seus times do coração. Através da tecnologia, é possível não só torcer, mas também se entreter jogando e apostando em uma vitória do seu time, ou uma derrota do rival. Várias empresas já disponibilizam o serviço de apostas esportivas em futebol no Brasil, além de possuir inúmeros outros jogos como Slots, Poker, jogo de roleta, entre outros. 

O entretenimento proporcionado pelos atletas de futebol aos seus torcedores é um grande trunfo do esporte. O desenvolvimento tecnológico é um aliado fundamental para manter o futebol como o esporte mais apaixonante do mundo.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *