Sofrer com dor de cabeça constante prejudica o nosso bem-estar. Saiba quais são as possíveis causas para esse problema e o que fazer para acabar de vez com ele.
(Legenda da imagem: mulher com dor de cabeça.)
Sofrer com dor de cabeça uma vez ou outra é algo comum, estamos expostos a diversos fatores que influenciam no nosso bem estar. Porém, quando a dor é constante, merece mais atenção.
Alguns hábitos do seu dia a dia podem estar te prejudicando e levando a sentir esse sintoma tão desagradável que nos impede de realizar as atividades que queremos e influencia diretamente no nosso humor.
Por isso, a solução é encontrar a origem da dor de cabeça constante para então realizar o tratamento necessário e ficar livre desse problema.
Vamos conhecer quais são as causas mais comuns da dor de cabeça? Continue a leitura, esse conteúdo foi preparado para te ajudar a ter uma vida mais tranquila e sem dores!
Causas da dor de cabeça constante
Logo abaixo, você vai descobrir quais são as principais causas da dor de cabeça constante, para assim, identificar qual pode ser o seu problema e como realizar um tratamento e se livrar de vez das dores incômodas. Confira:
Problema de visão
Um fator que causa dor de cabeça constante é estar com algum problema de visão, pois se você não tem conhecimento dessa dificuldade visual e não utiliza óculos ou lentes para correção, precisa forçar a visão para enxergar.
Esse ato de forçar a visão para enxergar, principalmente durante leituras, causa a dor de cabeça. Por isso, preste atenção se a dor de cabeça costuma aparecer em momentos em que você está lendo um livro, ou tentando assistir televisão.
Tipos de problema de visão
Existem diferentes tipos de problemas de visão que podem causar dores constantes na cabeça, veja quais:
Miopia
Ocorre quando a pessoa não consegue enxergar objetos de longe, embora possam ver nitidamente objetos que estão perto, na miopia por exemplo, a pessoa tem dificuldades em ver qual o nome do ônibus que se aproxima;
Hipermetropia
Dificuldade de enxergar objetos que estão próximos dos olhos, também apresentam problemas para focar a visão em algo específico, um exemplo é quem precisa afastar o livro dos olhos para ler;
Astigmatismo (H5)
Condição que faz com que a pessoa enxergue as coisas de forma distorcida, tanto para objetos que estão pertos, quanto para os longes;
Para o tratamento desses problemas de visão, é necessário consultar um médico oftalmologista e descobrir qual deles é a sua condição e o grau ideal para óculos ou lentes.
Excesso de calor
Se você mora em uma região de clima quente e sofre com dores constantes na cabeça, pode ser culpa do calor. Isso porque, o calor faz com que liberamos mais suor e consequentemente, mais água do corpo.
Dessa forma, o calor causa desidratação, o que baixa os níveis de sódio e potássio, causando alterações no metabolismo e logo causando a dor de cabeça tão desconfortável.
Como evitar a dor de cabeça no calor?
A dica para não sofrer mais com tanta dor de cabeça nas épocas quentes ou então no dia a dia, para você que mora em uma cidade de muito calor, é manter-se hidratado.
A quantidade ingerida de água deve ser o dobro do consumido em épocas frias, você pode também investir nas frutas ricas em água, pois ajudam na saciedade e também colaboram para a hidratação.
Além disso, se possível, evite a exposição ao sol em horários de pico de calor, procure sair nos momentos mais frescos do dia. Se for obrigado a se expor no sol, lembre-se do protetor solar, óculos de sol, chapéu e uma garrafa de água na mão.
Alimentação incorreta
(Legenda da imagem: alimentos e bebidas que causam dor de cabeça.)
Uma falha na alimentação também pode causar a dor de cabeça, isso porque alguns alimentos são estimulantes e quando consumidos em excesso prejudicam o nosso bem-estar.
Além disso, não se alimentar nos horários corretos, ou seja, pular refeições ou comer pouco, também facilitam a vinda da cefaleia, isso porque, causam hipoglicemia, baixa da pressão e desidratação.
Alimentos que causam dor de cabeça
Você vai conhecer a seguir, quais são os alimentos que se consumidos em excesso podem causar dor de cabeça e por isso, devem ser evitados por quem sofre com dores constantes, veja:
- Álcool;
- Café;
- Açúcar;
- Chocolate;
- Adoçantes;
- Carnes processadas;
- Queijos maturados;
- Frutas cítricas.
Diminuir a ingestão ou cortar da sua alimentação podem colaborar para reduzir a frequência da dor e sua intensidade.
Alimentos que aliviam dor de cabeça
Assim como existem alimentos que causam dor de cabeça, há os benéficos que ajudam no alívio desse sintoma, veja:
- Folhas verdes;
- Água;
- Alimentos com pouco sódio;
- Amêndoas;
- Leite (desde que não seja intolerante à lactose).
Embora pareça contraditório, consumir uma xícara pequena de café também pode aliviar a dor de cabeça. Isso porque, a bebida é prejudicial quando consumida em excesso, mas se for na medida certa pode ser uma aliada.
Alterações nos hormônios
A dor de cabeça pode estar relacionada também a alterações hormonais, principalmente nas mulheres que passam pelo período de menstruação.
Se você é mulher e sofre com enxaqueca toda vez antes ou depois da menstruação, provavelmente está ligada aos hormônios. Além disso, a gravidez pode ser uma razão para a dor de cabeça.
Por isso, se você sofre com essas dores e demais sintomas nos períodos de TPM, é indicado procurar um ginecologista que possa verificar se as alterações hormonais estão dentro dos padrões normais.
Se há suspeita de gravidez e a dor de cabeça acompanhada de enjoo, o ideal é realizar um teste de gravidez para certificar-se se essa é a causa ou não.
Como aliviar a dor de cabeça na TPM?
Para sofrer menos com a enxaqueca menstrual, a dica é diminuir o ritmo das atividades, priorizando o repouso. Além disso, concentrar-se em uma respiração mais tranquila e evitar ambientes com barulhos.
Nesse período, preste mais atenção também na alimentação, evitando comidas industrializadas, gordurosas e cheias de açúcar. Prefira refeições mais leves e saudáveis.
Tensão e estresse
Outra grande causa da dor de cabeça que afeta muitos brasileiros é o estresse e a tensão do dia a dia. Por conta das rotinas agitadas e estressantes, acaba facilitando o surgimento da cefaleia.
Além da dor de cabeça, o estresse causa a dificuldade para dormir, dificuldade para se concentrar e se alinhado a ansiedade pode haver sintomas ainda mais sérios que prejudicam o bem-estar e a saúde.
Se o corpo físico estiver exposto a situações de sobrecarga, ele vai achar uma forma de pedir socorro, uma das formas de fazer isso é manifestando as dores de cabeça constantes.
Por isso, se esse é o seu caso, é hora de dar uma pausa e procurar o descanso. Lidar com a tensão e o estresse do dia a dia não é fácil, mas algumas atividades podem ajudar.
Como aliviar o estresse?
Para te ajudar a combater o estresse e a ansiedade, algumas atividades são ótimas, como por exemplo:
- Alongamento todos os dias;
- Caminhadas;
- Meditação;
- Danças;
- Exercícios físicos;
- Artes marciais;
- Yoga;
Cada pessoa possui um perfil e se sente mais confortável em determinada atividade, basta encontrar o que mais te faz bem e inserir na sua rotina para que ela seja mais tranquila.
Bruxismo
Se a sua dor de cabeça normalmente é ao acordar e está acompanhada de tensão na mandíbula e demais ossos da face, pode se tratar de um caso de bruxismo.
O bruxismo é o ato inconsciente de ranger ou apertar com força os dentes, principalmente enquanto dorme. Esse problema causa dor e desgaste nos dentes, além de levar a complicações na articulação da mandíbula.
Por isso, é necessário diagnosticar e tratar esse problema, a fim de evitar a perda dos dentes e o comprometimento das articulações do rosto.
Qual o tratamento para bruxismo?
Para descobrir o tratamento ideal para o bruxismo, é preciso primeiro saber a causa do problema. Já que, algumas pessoas desenvolvem bruxismo por estresse e ansiedade, já outras por mordidas anormais de causa natural.
Encontrando a possível causa, os tratamentos envolvem:
- Placa de bruxismo para dormir: esse dispositivo indicado pelo dentista, ajuda a proteger os dentes para que não haja o comprometimento, porém não é uma cura para o problema;
- Diminuir o estresse: muitas vezes o bruxismo está relacionado a rotinas tensas e estressantes, por isso, uma forma de conter o problema é encontrando formas de relaxar;
- Aparelhos de correção da mordida: se a mordida for anormal, prejudica mais ainda os dentes quando ocorre o rangimento, por isso, o uso de aparelhos ortodônticos é uma opção.
Se após o tratamento a dor de cabeça for embora, é um indicativo de que realmente se tratava desse problema.
Dor de cabeça todos os dias
(Legenda da imagem: mulher em consulta médica.)
De fato, as coisas aqui citadas são causas da dor de cabeça constante, mas que costumam ser resolvidas quando o problema inicial, ou seja, a causa do surgimento é corrigida.
Se você sofre com a dor de cabeça que não passa com remédio e não se identifica com nenhuma das causas anteriores, é preciso procurar um médico para averiguar a situação.
Ter dor de cabeça todos os dias não é normal e pode indicar problemas mais sérios como alguma doença, por isso, consulte com um médico e faça exames para melhor diagnóstico.
Existem vários planos de saúde Unimed, com um preço justo que cabe no seu bolso e que oferecem consultas, exames e tratamentos necessários. Para quem sofre com enxaqueca, por exemplo, precisa de um acompanhamento.