Nariz entupido: como resolver?


Nariz entupido pode ser decorrente de diversas alterações no organismo, sendo muito comum durante crises de sinusite, rinite, gripes e resfriados. O problema é bastante incomodo, já que pode causar alterações na voz e dificuldades para respirar.

O congestionamento nasal não é algo grave, exceto se for acompanhado por sangramento e dores fortes no nariz. Em geral, ele é passageiro e pode ser resolvido com técnicas simples e remédios caseiros. Quando o problema é frequente e o nariz permanece entupido por vários dias é essencial realizar consultas médicas.

Gripe e rinite podem causar nariz entupido. (Foto: Divulgação)

Gripe e rinite podem causar nariz entupido. (Foto: Divulgação)

O que causa nariz entupido?

O nariz entupido sempre é causado por algo que infecciona as vias nasais ou impede a passagem de ar pelo local. Quando decorrente de resfriados, gripes, sinusite, rinite, ele é acompanhado também por coceira, coriza e vermelhidão, o entupimento é um sinal de que o sistema imunológico está trabalhando contra os vírus que causam essas doenças.

Mas também pode acontecer de o nariz ficar entupido por conta da presença de adenoides e carnes esponjosas que se formam no local e dificultam a passagem do ar, além disso, o problema é comum durante crises de enxaqueca e cefaleia em salvas. Nesses casos, não há presença de coriza.

Nariz entupido, o que fazer?

Quando o problema não é crônico ou causado por doenças graves, é possível resolver com a ajuda de técnicas simples. Vale ressaltar, que não é recomendado o uso indiscriminado de descongestionantes nasais, em excesso, esse tipo de medicamento pode causar problemas de saúde graves e além disso, o vício. Opte por soluções caseiras e somente quando extremamente necessário, ou seja, quando o nariz está entupido há mais de dois dias.


Uma das maneiras de desentupir o nariz é através da massagem descongestionante, basta utilizar a ponta dos dedos indicadores para massagear em volta das narinas, pressione e solte essas partes do nariz com força moderada durante sessenta segundos e repita o procedimento a cada cinco minutos. Nos intervalos, respire pela boca soltando o ar pelo nariz.

Nariz entupido

A massagem descongestionante é uma boa alternativa. (Foto: Divulgação)

Outra técnica interessante é a de osteopatia, que desentope o nariz em poucos minutos. Para isso, é preciso posicionar a ponta da língua no céu da boca exercendo certa pressão, enquanto isso, utilize os indicadores para pressionar as sobrancelhas. Ela é bastante eficaz quando o entupimento é causado devido à presença de muita secreção no local, como ocorre quando o indivíduo tem sinusite ou rinite.

O nariz entupido é algo comum em bebês e crianças, com eles o cuidado é ainda maior e soluções naturais são uma boa alternativa para que a saúde não seja prejudicada. Uma receita bastante eficaz, é a mistura de água (100ml) com uma colher (chá) bem rasa de sal e algumas gotas de soro fisiológico. Depois de misturar bem, basta colocar em um conta-gotas e com cuidado, colocar três gotas da solução em cada narina. Para potencializar o efeito, massageie levemente as laterais do nariz.

Gostaram das dicas? Já falamos aqui também sobre o ouvido entupido, sugiro a leitura do artigo. Lembrando que qualquer dúvida procure seu médico ok? Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas

Sugestões de artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *