Manchas nas Unhas: por que ocorrem? O que podem indicar?


Manchas nas Unhas podem ser o indicativo de vários problemas, falamos sobre eles e explicamos o que fazer

Quem cuida direito das unhas e vive fazendo-as , pode notar ocasionalmente a presença de manchas brancas ou até roxas em suas unhas. Embora muita gente não se preocupe e até ache normal, a verdade é que isso pode ser o sintoma de algum problema mais grave, não somente nas unhas como no resto do corpo. Abaixo vamos te explicar um pouco o que pode estar ocorrendo, acompanhe conosco.

Manchas nas Unhas, o que pode ser?

Manchas nas Unhas

Existem algumas causas básicas:

-Lesões e hematomas causados por pancadas e traumas

-Manchas causadas por fungos nas unhas(principalmente no pé)

-Em casos graves pode ser um caso de melanoma. Se as sua unha tiver manchas listradas de coloração castanha há o risco de ser um tipo de câncer de pele que pode ser muito agressivo, caso diagnosticado muito tarde. Geralmente as manchas vão ficando mais grossas e escuras ao longo dos anos.

A relação entre os sintomas  de doenças e os tipos de manchas podem variar bastante, mas entenda o que cada tipo de mancha pode indicar:

Manchas brancas ou leuconíquia

São muito comuns e usualmente se repetem, resultado de traumas repetidos na matriz da unha, onde esta é produzida em 90%. Alguns especialistas dizem ser uma consequência de perturbação no processo de ceratinização (chamada de ceratina) ou queratinização. Outros dizem que há presença de bolhas de ar nas células córneas após microtraumatismos. Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite. Se as bordas são amareladas o sinal pode ser de icterícia, outro sinal de problemas no fígado. Embora na maioria dos casos elas desapareçam sozinhas, se durarem mais tempo o ideal é ir até seu médico e verificar esse problema.


Unhas arroxeadas

manchas nas unhas problemas

Coloração arroxeada pode ser um indicativo de cianose, sintoma associado a doenças dos pulmões e coração, pois aparece quando há uma redução considerável na quantidade de oxigênio do sangue.

Unhas amarelas

A causa mais comum para as unhas amareladas é o uso de esmaltes muito pigmentados, que podem alterar a cor das unhas causando o amarelado. Nesse caso, basta deixar as unhas respirarem por algum tempo sem esmalte. mas por outro lado, elas também podem indicar problemas no fígado ou pâncreas, por isso o ideal é não demorar para verificar o que está ocorrendo.

Unhas azuladas

Unhas azuladas podem indicar que o corpo está recebendo pouco oxigênio, situação que pode acontecer quando o pacientes está recebendo ribavirina ou em pessoas com pneumonia.

Manchas nas unhas, como tratar?

Para qualquer um dos casos, o mais importante é o acompanhamento dermatológico para análise das características e tratamento adequado, principalmente, para quadros mais graves.

Procure ajuda médica se você tiver:

  • Uma listra escura nova ou aumentada na unha
  • Unhas azuis
  • Baqueteamento das unhas
  • Unhas distorcidas
  • Sulcos horizontais
  • Unhas pálidas
  • Linhas brancas
  • Cor branca embaixo das unhas
  • Engrossamento da unha
  • Inflamação na cutícula.

Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro, que as manchas nas unhas, embora pareçam coisas simples, devem ser sempre observadas, pois podem ser o indício de problemas maiores. Procure sempre seu dermatologista de confiança para que ele analise e possa lhe informar o que está ocorrendo. pra quem gosta de beleza nas unhas, leia nossos artigos sobre unhas decoradas e unhas de gel.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Até a próxima!

Referências: Terra saude


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *