Dhea vem sendo usado por muita gente, sem receita e sem indicação médica. Veja os perigos disso!
Muitas pessoas atualmente querem saber o que de fato é DHEA e os perigos desse esteróide(como o durateston por exemplo) para o organismo. O que se fala desse suplemento é que ele tem um grande poder de ajudar no ganho de massa muscular e no emagrecimento.
Mas será mesmo verdade? O que dizem as pesquisas? Saiba mais sobre DHEA e os perigos desse esteróide lendo este artigo!
O que é DHEA?
DHEA (dehydroepiandrosterone) é um hormônio esteróide natural fabricado por meio das glândulas adrenais do organismo. É um substância importante para que mais hormônios sejam fabricados e transportados para suas finalidades tanto no sexo masculino como no feminino.
A produção desse hormônio no nosso organismo começa a reduzir a partir dos trinta anos de idade e essa redução ocorre mais rapidamente nas mulheres.
Atualmente ele é comercializado por meio de suplemento utilizado para o tratamento de distúrbios hormonais, no entanto, com o passar do tempo o DHEA começou a ter outras serventias.
Para que serve a DHEA?
DHEA em suplemento é indicado inicialmente para distúrbios hormonais ajudando a elevar os níveis de estrogênios em mulheres e de testosterona em homens.
No entanto, os fabricantes passaram a anunciar o esteróide como tratamento para outros problemas como depressão, osteoporose, melhorar no ganho de massa magra e ajudar na perda de peso.
Por causa da sua eficácia comprovada, muitos atletas começaram a usar esse esteróide de modo descontrolado, e não levaram em conta o que acontece quando se consome em excesso e os perigos desse esteróide.
Benefícios da DHEA
Levando em consideração que a redução hormonal pode trazer muitos problemas a saúde, a utilização desse suplemento esteróide pode trazer muitos benefícios para aqueles com mais idade.
Esse medicamento tem auxiliado algumas pessoas no tratamento de disfunção erétil, quando esta não é provocada por diabetes ou distúrbios nervosos.
Além disso, a suplementação com DHEA pode ajudar a reduzir sinais de ansiedade em indivíduos com esquizofrenia. Ficou comprovado que aumentar os níveis desse hormônio pode contribuir para melhorar o humor, a sensação de tranqüilidade e felicidade, além de disposição em pessoas que sofrem tal doença.
Pesquisas relataram que o suplemento com DHEA pode ajudar a elevar a densidade óssea em pessoas idosas que sofrem com osteoporose.
Efeitos colaterais
A utilização desse hormônio pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles estão: espinha, prostração, insônia, dor na região do abdômen, pele com oleosidade, queda de cabelo, entupimento nasal e colesterol alto.Além disso, taquicardias e problemas de pressão também podem vir a ocorrer, bem como problemas no fígado.
Outros efeitos colaterais também podem surgir como ansiedade, presença de sangue no xixi, tonturas, diarréia, dor de cabeça e ganho de peso.
Porque é tão perigoso?
Muitas pessoas usam o DHEA para fins estéticos e o uso sem prescrição médica pode provocar muitos problemas na saúde.
Se usado de forma indevida, ou seja, em excesso ele pode causar o aceleramento dos batimentos cardíacos.
No caso das mulheres usarem o DHEA, os perigos desse esteróide são ainda maiores pois, podem causar a diminuição das mamas, engrossar a voz, alterações no ciclo menstrual, surgimento de pelos na região do rosto e queda de pressão.
No caso dos homens utilizarem , os perigos desse esteróide estão relacionados com o aumento das mamas e diminuição dos testículos.
O uso desse esteróide também pode comprometer o desempenho do fígado.
Como tomar DHEA?
Esse medicamento só deve ser tomado com indicação e receita médica. O indicado é tomar uma cápsula diariamente de DHEA de 100 gramas. Mas antes de fazer uso desse suplemento é importante levar em consideração a prescrição médica sobre a DHEA e os perigos desse esteróide, e nunca tomar por conta própria.
Sempre sempre procure um profissional de saúde, diga não a auto medicação!
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva