Conheça agora mesmo os Benefícios da semente de chia para sua saúde, como comer e mais!
Se há um alimento que hoje está na moda, é a semente de chia. Esta semente com sabor de noz é embalada com toneladas de vitaminas e mineraisque lhe ajudam a perder peso, vencer as tentações, combater os radicais livres e o melhor de tudo, se sentir incrível! No artigo de hoje vamos mostrar tudo sobre ela
O que é a chia?
Entre vários dos cereais integrais que tornam a culinária desta região tão rica está a semente de chia. Vinda do México e da Colômbia, ela tornou-se simbolo de boa saúde.
Esse grão está sendo elogiada ao redor do mundo por suas substâncias e agora, a novidade está fazendo a cabeça das famosas no Brasil, pois a semente de chia promove uma boa forma física, influencia na estética e pode até amenizar os sintomas de algumas doenças crônicas.
Elas, as pequenas sementes, são realmente o santo dos superalimentos, os benefícios para a saúde são infinitos.
Para você entender a importância da chia para sua saúde, diversos especialistas em nutrição humana estão motivando as pessoas a usarem esse cereal integral, saiba porque:
- A chia apresenta em sua composição os ácidos graxos do tipo poli-insaturados essenciais.
- Essa semente é riquíssima em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
- Ajuda a regulação das taxas de colesterol.
- Excelente forma de fortalecer seu sistema imunológico e etc.
Benefícios da Chia
Além dos benefícios acima citados, podemos falar do seu efeito mucilaginoso, ou seja, sua capacidade de promover absorção e retenção de água.
Isso acontece devido a elevada concentração de fibras, sendo importante para quem deseja emagrecer.
Ajudam a hidratação
A chia quando expostas a líquido formam um gel semelhante as das células vivas. Devido a isso, as sementes absorvem e retêm de 10 a 12 vezes o seu peso em água prolongando a hidratação. Por isso, a semente da chia é bem vinda para pessoas ativas e que perdem líquidos através do suor. A perda excessiva de líquidos pode provocar desidratação o que ocasiona muitos problemas para a saúde.
Protegem contra os efeitos nocivos do meio ambiente
A chia protegem o nosso corpo dos riscos ambientais como a poluição, o álcool, o fumo e os raios UVA / UVB.
Agressores como estes podem causar mutações no DNA, danos as proteínas, danos a pele e muitos outros efeitos prejudiciais.
Para a proteção ideal, consuma a chia diariamente. As sementes são ricas em nutrientes que ajudam a destruir os radicais livres e na redução dos efeitos do estresse.
Ajuda na saúde do coração
Conforme comentado anteriormente, a chia é rica em ômega 3. Este óleo faz bem as funções cardíacas e é capaz de diminuir o acumulo de colesterol ruim.
Contudo, a chia não ajuda apenas a eliminar LDL, ela aumenta a produção do HDL. Este outro tipo de colesterol é benéfico para o coração.
Outro ponto muito interessante e que muitas pessoas não tem conhecimento é que o ômega 3 tem uma forte ação anti-flamatória e isto é muito importante para a manutenção da saúde cardíaca e cerebral.
Por isso, o consumo frequente deste alimento tem a capacidade de diminuir o risco de infarto, hipertensão e derrame.
Além do ômega 3, a semente de chia tem ácido graxos, fundamental para regular pressão do sangue.
Ajuda na dieta
A chia contém três pontos principais que auxiliam na dieta, fazendo com que não se tenha que apelar para remédios como o orlistat por exemplo.
Em primeiro lugar, este grão é rico em fibras. A função digestiva é beneficiada pela fibra e este é um ponto fundamental para evitar o acumulo de gorduras na região abdominal.
Em um segundo ponto, a sensação de saciedade. Sendo ingerida em conjunto com outros alimentos a chia é capaz de controlar a “vontade” de comer que vem antes do tempo necessário para o processamento do alimento.
E para finalizar, a semente de chia é uma esponja. Ela literalmente possui a função de absorver os acúmulos do corpo e a gordura vai embora junto com ela. E isto é muito importante para a nossa saúde.
Ótimo para quem tem diabetes tipo 2
A versão mais comum da diabetes tem como principal inimigo a falta de insulina no sangue.
A chia, quando consumida junto com outro alimento, tem o poder de retardar o envio de insulina tornando o processo mais lento, porém continuo. Desta maneira o organismo consegue manter uma absorvição ritmada e constante.
Isso é muito importante, pois a baixa presença da insulina no sangue é crucial para evitar a condição de resistência a insulina.
Ela é boa para pele
Rica em vitamina A, a semente de chia é um hidratante natural. Cabelos, pele e unhas são visivelmente beneficiados pelo consumo deste grão.
Ajuda na prevenção das doenças
Fonte de selênio, zinco e fósforo, a chia age diretamente em favor do sistema imunológico. Suas substancias ajudam no combate dos radicais livres e evitam doenças que variam do mais simple resfriado até inflamações de maior porte.
Ajuda na redução da celulite
Todos nos sabemos que a celulite ocorre devido aos processos de inflamação no organismo. A chia é riquíssima em ômega 3 e ácido graxos e estes compostos são cruciais para auxiliar na redução dessas inflamações e assim reduzir a incidência de celulite.
Excelente fonte de ferro
Para pessoas que sofrem com carência de ferro no organismo, a chia é uma excelente solução.
Estudos mostram que a quantidade de ferro neste alimento é alta e atrelado ao fato do organismo ter facilidade de absorver esse mineral, a semente de chia se torna uma ótima opção para as pessoas que estão com anemia, causada pela falta de ferro.
Excelente fonte de energia
A chia foi cultivada pelo povo asteca e estudos mostram que eles conseguiam passar o dia todo sem comer e mesmo assim não ficavam fracos, com sonolência e nem debilitados. Os guerreiros astecas ingeriam uma colher de chia e estava alimentado por todo o dia.
Se você necessita de mais energia para enfrentar o dia ou fazer atividade física após um dia de trabalho, uma colher de sopa de chia é uma excelente opção.
Ajuda na desintoxicação
A presença de fibras na composição da semente de chia, além dos antioxidantes faz com que seu organismo receba uma ajuda para a desintoxicação.
Quando você ingere fibras, o organismos tem a capacidade de retirar os resíduos e toxinas do corpo com mais eficiência.
Além disso, a semente de chia tem em sua composição o ácido cafeico e o clorogênico, sendo os dois antioxidantes e ajudam na neutralização dos radicais livres, combate o envelhecimento precoce e o câncer.
Conclusão
Bem pessoal, esperamos que tenham curtido todos esses benefícios da chia para o corpo!
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!