Alimentos ricos em ferro

Está precisando de inserir ferro em sua dieta? Conheça agora quais são os alimentos ricos nesse nutriente!

Você já deve ter ouvido sua mãe dizer que é preciso comer ferro certo? Mas o que ela está querendo dizer é para você comer alimentos que contenham o nutriente Ferro em sua composição, uma vez que a deficiência deste nutriente por causar diversos problemas à saúde, como a anemia.Já falamos de suplementos interesssantes como o simfort, mas ha muito mais por aí para te ajudar.

O Ferro é tem a função de auxiliar na produção de hemoglobina, que é a proteína do sangue que carrega oxigênio para as células do corpo, e também para a manutenção do sistema imunológico.

Confira alguns alimentos que são ricos em ferro e os acrescente em sua dieta agora mesmo.

Quais os alimentos ricos em ferro?

 

As mulheres são os principais alvos da anemia, por isso é recomendado que entre os 19 e 50 anos fossem consumidos no mínimo 18 miligramas de ferro por dia. No caso de gravidas esse número passa a ser de 27 mg. A boa noticia é que o ferro um nutriente fácil de ser encontrado, confira alguns alimentos que são ricos em ferro:

Fígado-  O fígado de boi é rico em vitaminas e ferro. Ele é muito recomendado por médicos para pacientes com anemia, pois entre as vitaminas presentes no fígado de boi constam as vitaminas A, B12, B5, B6 e C, folato (ácido fólico), riboflavina, selênio, cobre e zinco. Porém ele apresenta um alto grau de colesterol e gorduras saturadas, e deve ser consumido com moderação. A cada100 gramas de fígado são encontrados 5 miligramas de ferro.

Tomilho- Ele é uma planta aromática muito rica em ferro. Em apenas 10 gramas é possível encontrar 12 miligramas de ferro.  Ele é muito utilizado como tempero.

Cereais- Os cereais integrais são uma boa forma de ingerir ferro. Uma vez que  a cada 100 gramas é encontrado cerca de 5 miligramas de ferro. Algumas opções são de cerais são as massas integrais, aveia, cevada e trigo.

Carne vermelha- A carne bovina é uma boa fonte de vitamina B12 e vitamina B6, selênio e zinco e ferro. A cada 100 gramas de carne estão presentes cerca de 3 miligramas de ferro.

Anúncio Patrocinado:
   

Ostras-  As ostras são uma ótima fonte de ferro, mas também fornecem o fósforo, que é essencial para a boa formação e manutenção dos ossos e dos dentes. Outros nutrientes como o selênio e a vitamina C também são encontrtados nas ostras e atuam juntamente com os antioxidantes, que auxilia na redução dos radicais livres. Ela também é um alimento que pode ajudar na hidratação, uma vez que, cerca de 80% do corpo da ostra é composto por água, e por isso. Em cerca de oito unidades é fornecido entre 5 a 9 miligramas de ferro.

Chocolate- Sim você não leu errado, porém é o chocolate amargo, que tem mais de 70% de cacau, que é uma ótima fonte de ferro. Porém como qualquer outro alimento ele deve ser ingerido com moderação. A cada 100 gramas de chocolate amargo são encontrados 10,7 mg de ferro.

chocolate02 (1)

 

Outros alimentos que possuem ferro são:
Carré
Vitela
Cordeiro
Fígado de vitela
Farinha de peixe
Mexilhão cozido
Gema do ovo de galinha
Pão de cevada
Pão de soja
Salsa
Grão-de-bico cozido
Ervilha cozida
Agrião
Beterraba
Feijão branco miúdo
Feijão preto,
Feijão da costa rica,
Feijão branco,
Feijão carioca,
lentilha,
castanha-de-cajú,
avelã,
amêndoa,
pistache,
tahine
abóbora,
gergelim,
girassol,
linhaça
agrião,
rúcula,
mostarda
damasco,
pêssego,
uva passa com semente,
figo
cerofólio, sálvia, hortelã, cominho, coentro, curry
melado de cana, açúcar mascavo

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam consumir esses alimentos e ter uma vida mais saudável!

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *