A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é encontrada em diversos alimentos e também muito usada como suplemento alimentar. B1 é fundamental para prevenir algumas doenças. Quer saber mais? Leia aqui!
Para começar, você precisa saber que: a Vitamina B1 é utilizada para tratar e prevenir a deficiência de tiamina e de doenças que resultam desta, incluindo o beribéri, síndrome de Korsakoff e a psicose de Korsakoff. O Beribéri é uma doença nutricional causada pela falta dessa vitamina no organismo, resultando em fraqueza muscular, problemas gastro-intestinais e dificuldades respiratórias e foi uma doença muito comum no início das navegações do mundo, pois os marinheiros passavam muito tempo em alto mar e a dieta era reduzida em alguns alimentos, faltando o suprimento necessário para uma dieta mais rica em fontes de vitaminas diversas.
Por isso, ela é a primeira vitamina do complexo B a ter sido descoberta e oferece diversos benefícios à saúde, especialmente para o metabolismo. Bons níveis desta vitamina contribuem para a saúde e eficiência do nosso sistema nervoso, além de contribuir de maneira indireta para o ganho de massa muscular e perda de peso. Leia abaixo tudo sobre a ingestão de vitamina B1:
Benefícios da Vitamina B1
Separamos abaixo uma série de motivos para você considerar o consumo dessa vitamina, através da alimentação e de complexo vitamínicos. Informe-se!
Treino Muscular e Vitamina B1
Essa vitamina é excelente para quem pratica exercícios pois uma das formas de melhorar o desempenho nos treinos, seja de musculação, corrida ou qualquer outro, é fazendo com que os nutrientes adquiridos através da alimentação sejam bem aproveitados pelo nosso corpo.
A vitamina B1 é um aliado importante neste caso, pois atua diretamente no metabolismo dos principais nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.Ótimas notícias para quem quer ganhar massa muscular.
Além disso, essa vitamina também garante que os músculos recebam o oxigênio necessário para se desenvolverem. Além de melhorar a comunicação do sistema nervoso, o que garante que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados durante o treino.
Vitamina B1 e o metabolismo
Uma das principais funções da vitamina B1 é agir como uma coenzima, chamada de difosfato de tiamina. Quando combinada com o fósforo é formada a tiamina pirofosfato (TPP). Essa substância consegue desencadear reações como a de transformação de glicose em energia.
Essa reação consegue liberar outras duas substâncias importantes: a acetil coenzima A e o acetato utilizados durante o ciclo de Krebs. Assim, essa vitamina é necessária no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Por isso, é uma vitamina aliada na perda de peso, já que ela possui a função de manter o bom funcionamento do sistema digestivo.
Além disso, a vitamina B1 também auxilia o corpo a conseguir todos os nutrientes que necessita, dessa forma, bloqueando as reações adversas quando há falta de um nutriente. Ela também ajuda a emagrecer, pois evita o acúmulo de gordura e a fome intensificada.
Alimentos, Suplementos e a Vitamina B1
Facilmente encontrada em suplementos vitamínicos do Complexo B,ela está presente também em uma grande variedade de alimentos.
Os alimentos ricos em vitamina B1 são:
- Fontes animais: carne de porco, fígado, atum e salmão;
- Cereais integrais: centeio, gérmen de trigo, aveia, quinoa e amaranto;
- Vegetais folhosos: espinafre, couve, acelga, agrião e almeirão;
- Leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha, soja e amendoim;
- Frutas oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju.
Deficiência de vitamina B1
Falamos acima sobre os benefícios, por isso, agora nos referimos aos danos causados ao organismo que está em falta dessa vitamina. É preciso ter muito cuidado! A hipovitaminose de tiamina pode apresentar 4 patologias: o beribéri seco (polineuropatia periférica, fraqueza muscular e anorexia), beribéri úmido (insuficiência cardíaca de alto débito com sinais congestivos), Shoshin beribéri (beribéri associado com choque) e a encefalopatia de Wernicke. A deficiência em vitamina B1 pode acontecer por vários motivos:
- falta da vitamina na dieta;
- deficiência na absorção desse nutriente;
- algum tipo de patologia que provoque diarreia ou vômitos;
- hipertireoidismo;
- gravidez e lactação;
- febre;
A principal doença causada pela falta de vitamina B1 é o beribéri. Em todos os tipos há uma característica em comum: o metabolismo dos glóbulos vermelhos ficam alterados e as taxas de vitaminas B1, no sangue e na urina, ficam reduzidas.
Conclusão
Não há dúvidas que essa vitamina é imprescindível para a saúde do seu corpo, entretanto, é de extrema importância procurar a orientação de um médico, especialista em nutrição. Esse profissional poderá pedir exames de rotina para verificar como anda o seu organismo e se de fato há a necessidade de alguma suplementação. Seja responsável com a sua saúde, cuide-se bem, pratique exercícios e tenha uma rotina saudável. Já falamos aqui, em nossa revista eletrônica, sobre ter uma boa alimentação e por consequência, boa saúde.
Gostou desse artigo? Ainda tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Entre em contato com a gente no espaço logo abaixo destino aos comentários!