Unha encravada como prevenir e como curar


Se você já teve ou sabe de alguém teve unha encravada pelo menos uma vez na vida sabe o tão desagradável é. Por isso esse artigo traz tudo o que você precisa saber sobre unha encravada e como prevenir e curá-la.

A unha encravada acontece quando a borda da unha ao crescer entra na pele do dedo, com isso pode ocorrer vermelhidão, dor e inchaço no local ao redor da unha. Os fatores que levam uma unha a encravar são vários como sapatos inadequados e as unhas não cortadas corretamente são as causas mais comuns. A pele na borda da unha do pé pode ficar avermelhada e infectada. O dedão é geralmente afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar.

Unha encravada

Causas da unha encravada

Quando muita pressão é colocada sobre o dedo do pé a unha pode crescer de maneira errada e encravar, essa pressão é causada por sapatos muito apertados ou largos. Se você caminha com frequência ou participa de corridas, até mesmo um sapato um pouco mais apertado pode causar esse problema. Algumas deformidades do pé ou dos dedos também pode colocar pressão extra no dedo.

As unhas que não são cortadas direito também é um fator que ocasiona o encravamento da unha do dedo do pé, pois quando as unhas são cortadas muito curtas ou as bordas são arredondas a chance da unha virar e crescer para dentro é enorme. As unhas podem ser cortadas incorretamente devido a problemas de visão, dificuldade em alcançar o dedo do pé e unhas grossas. Evite também desprender os cantos das unhas, pois isso também pode encrava-las.

Algumas pessoas nascem com unhas curvadas e que tendem a crescer para baixo. Outras têm unhas muito grandes em relação aos dedos. Friccionar o dedo ou outras lesões também pode levar à unha encravada.

 

Como prevenir e curar as unhas encravadas

Caso a sua unha encravada esteja muito infeccionada o melhor a se fazer é consultar um médico especializado, para que ele lhe receite remédios e tratamentos adequados. Já as unhas encravadas de maneira mais leve, podem ser tratadas mais facilmente, para isso é preciso tentar levantar o canto da unha que está encravada, inserindo um pequeno pedaço de algodão entre a unha e a pele, para ajudar a desencravar a unha, levantando-a da pele. Porém caso a área em torno da unha ficar muito vermelha, inchada, o problema pode exigir o uso de uma pomada antibiótica prescrita pelo médico, podendo também ser preciso realizar uma pequena cirurgia para a retirada da unha.

Unha encravada

Tratando a unha encravada em casa

Caso você queira tratar a sua unha encravada em sua própria casa saiba que é simples, porém você deve seguir todas as recomendações a seguir.

Primeiro deixe o pé de molho em uma bacia com água quente por mais ou menos 20 minutos. Depois tente levantar o canto da unha com uma pinça e então coloque um pedaço de gaze entre a unha e a pele, a gaze fará com que a unha fique levantada. Você irá repetir esse procedimento durante alguns dias, lembrando de trocar a gaze pelo menos uma vez por dia, sempre após o dedo ficar de molho  na água quente por 20 minutos.  Por último passe uma solução antisséptica e cicatrizante, que é facilmente encontrada nas farmácias, pois isso além de ajudar na cicatrização da pele, também evita que a região fique infeccionada.
Se você tem unha encravada você não deve nunca tentar cortar a parte que está encravada ou cortar as unhas em formato de V, ou seja, apenas as partes que não estão sob a pele. Além disso deve-se utilizar sapatos confortaveis.

Gostaram pessoal?

Já falamos aqui sobre as aulas de manicure, que são bem legais, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *