O sulfato de neomicina pode ser encontrado em muitos estudos e nas fórmulas de medicamentos. Assim como outros componentes, certas vezes seus efeitos positivos e negativos passam despercebidos. No texto a seguir, confira os principais aspectos da neomicina e suas aplicações na área da saúde.
Sulfato de neomicina – características e efeitos
Provavelmente o nome sulfato de neomicina é desconhecido por muitos, porém, na área da medicina, é um antibiótico com ampla aplicação. Integrante da família dos aminoglicosídios, se destaca por sua atividade baseada na interferência da síntese proteica do microrganismo.
Um ponto interessante a seu respeito, é que quando a pele está ilesa, a absorção não é realizada. No entanto, o cenário muda a quando exerce contato com peles acometidas por infecções e feridas profundas, pois nestes casos, apresenta ótima absorção. Por essa razão, é possível notar que o sulfato de neomicina é citado em muitos estudos sobre tratamentos de feridas traumáticas e infecções cutâneas causadas por microorganismos que apresentam sensibilidade a esse antibiótico.
Um exemplo de seu uso medicinal, refere-se a uma pomada muito indicada para o tratamento de peles acometidas por infecções, como úlceras e principalmente queimaduras infectadas, apresenta o sulfato de neomicina, juntamente com outro antibiótico que recebe o nome de bacitracina. Seu uso é muitas vezes apresentada para forma oral ou tópica.
Além do uso em infecções dermatológicas, alguns dados apontam também as indicações para a preparação de cirurgias no trato intestinal e diarreia infecciosa, entre outros casos.
Onde comprar mais barato?
Nas 2 farmácias abaixo o preço é excelente, clique e confira:
Neomicina tem contraindicações?
Naturalmente, cada remédio reúne suas particularidades, como contraindicações, efeitos colaterais, entre outros aspectos. No caso do sulfato e neomicina, aponta-se que não seja recomendado para pacientes que apresente reações de sensibilidade a compostos da fórmula. Vale lembrar que não é orientado para uso oftalmológico.
Embora seja vantajoso em casos de lesões na pele infectadas, entre outros, o sulfato de neomicina, assim como outros antibióticos e todos os remédios, não deve ser usado para automedicação. Busque sempre orientação médica, afinal, a quantidade e a substância errada podem comprometer severamente o seu estado de saúde.
Mulheres grávidas e lactantes também fazem parte do grupo de contraindicação, ao estar em uma dessas situações, jamais use medicamentos sem prescrição médica, pois pode resultar em complicações para a mãe e/ou para o bebê.
Quais são as principais reações adversas?
Dependendo do quadro do paciente e medicação estabelecida, é possível que as reações adversas mais incidentes sejam coceira, náuseas, vômito, inchaço e vermelhidão. Ao notar qualquer indício ao usar o antibiótico, não se esqueça de recorrer a um médico, para que esse profissional avalie a situação e identifique se há necessidade de alterar a medicação.
É possível que as reações de hipersensibilidade ocorram de forma mais comum ao combinar o sulfato de neomicina com outros antibióticos do mesmo tipo por via sistêmica. Naturalmente, nem todos os casos de queimaduras e outros tipos de lesões contam com o tratamento realizado pelo sulfato de neomicina, pois há o risco de absorção inadequada e também a possibilidade de outros tipos de medicamentos serem mais indicados de acordo com o quadro.
Para quem fazer seu planejamento familiar, pode ler nosso artigo sobre o ciclo 21 anticoncepcional, que é bem legal.
Sugestões e dúvidas deixem nos comentários!