Saude

Sertralina: faz mesmo emagrecer? Efeitos, riscos e como funciona


Sertralina para emagrecer ainda causa muita polêmica. O medicamento é utilizado no tratamento de doenças como a depressão, mas também tem efeito positivo contra o ganho de peso. Saiba como a Sertralina age no organismo!

A maior parte dos pacientes que fizeram uso do antidepressivo em um determinado período de tempo, tiveram o peso alterado. O fato provocou grande curiosidade sobre a utilização do medicamento para emagrecimento desde a década de 90, quando a Sertralina começou a ser comercializada.Vamos mostrar como funciona e até onde comprar mais barato.

Muitas pessoas consomem Sertralina para emagrecer, mas o medicamento não é indicado para esse fim. (Foto: Divulgação)
Muitas pessoas consomem Sertralina para emagrecer, mas o medicamento não é indicado para esse fim. (Foto: Divulgação)

Como funciona a Sertralina?

A Sertralina é uma substância que controla a produção de serotonina no organismo, hormônio associado à sensação de bem estar, que possui níveis baixos em pacientes com transtornos,  como a síndrome do pânico e a depressão.

A ausência de serotonina no organismo provoca a ansiedade, uma das principais causas do ganho de peso. A sertralina age no organismo como um estimulante e provoca o aumento de serotonina, proporcionando sensação de tranquilidade ao indivíduo.

Onde comprar Sertralina?

Ela é vendida em farmácias, como a Drogaria Onofre, clique e veja os preços:

botao onofre drogaria

Sertralina emagrece de verdade?

Não existe nenhum dado científico que comprove os benefícios do uso da Sertralina no processo de emagrecimento, mas ela pode ser associado com o efeito que causa no organismo de pacientes com depressão.

Ao elevar os níveis de serotonina, a ansiedade deixa de existir e o paciente não sente vontade de comer por estímulos relacionados ao seu estado emocional, ou seja, por compulsão. Ao ingerir Sertralina, o indivíduo se alimenta somente quando realmente sente fome.

O remédio emagrece porque reduz a sensação de fome. (Foto: Divulgação)
O remédio emagrece porque reduz a ansiedade de comer. (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que nenhum medicamento é capaz de reduzir o peso sozinho, é preciso manter uma alimentação regrada e saudável para alcançar os resultados esperados na balança. Além disso, o efeito não é instantâneo, difere de acordo com o metabolismo de cada um.

Efeitos colaterais

É comum que os pacientes que utilizam o medicamento sintam enjoo e sonolência excessiva. Entre os efeitos mais graves estão a perda total do apetite, podendo levar a anorexia e alterações de humor constantes, provocando ataques de pânico e pensamentos suicidas. Além disso, a sertralina pode causar dependência.

Contraindicações

O tratamento com sertralina é contraindicado para pessoas com histórico de depressão ou dependências de drogas. Gestantes também devem evitar o medicamento, já que os efeitos no organismo trazem complicações para o bebê durante a fase de amamentação.

É importante informar ao médico todos os tipos de medicamentos que você já fez uso, se possui alergia a alguma substância ou se já sofreu com problemas renais e hepáticos. Essas informações são essenciais para que o médico possa avaliar se o efeito da sertralina será realmente benéfico para a perda de peso, sem que haja o risco de qualquer efeito colateral.

Como consumir?

A venda da Sertralina só é permitida com receita médica. O remédio só é prescrito para pacientes com transtornos de ansiedade ou pessoas com alta probabilidade de desenvolver obesidade.

Antes de indicar a quantidade de comprimidos a serem tomados por dia, o médico avalia o estilo de vida e o histórico clínico do paciente para garantir que não haverá risco para a saúde. Portanto, a dosagem depende da saúde de cada um.

Pra quem gosta de comer bem, já falamos aqui sobre marmita fitness, que pode ser uma boa para quem quer perder peso com saúde.