Sarcoma de Ewing: entenda como age esse câncer agressivo


Sarcoma de Ewing vitimou blogueira e influenciadora digital entenda como é diagnosticado, como ocorre e tratamento.

Embora os avanços da medicina tenham ido longe, muitos tipos de câncer, ainda carecem de estudos para que sua cura seja encontrada. E infelizmente, muitas pessoas ainda são vítimas dessa doença. O caso mais recente e que reacendeu os perigos da mesma, é o caso da blogueira Kamylle Marinho, vitima do Sarcoma de Ewing. No artigo vamos falar um pouco sobre como ele age e a importância de se descobrir precocemente.

Sarcoma de Ewing vitima Blogueira

A digital influencer Kamylle Marinho, de 16 anos, morreu após lutar durante três anos contra um tumor Sarcoma de Ewing. Maligno, este tipo de tumor afeta principalmente crianças, adolescentes e jovens adultos.

sarcoma de Ewing kamylle marinho

O tumor de Kamylle era extra-ósseo, ou seja, quando começa em partes moles em volta dos ossos. No caso dela, na região do retroperitôneo, área atrás da cavidade abdominal onde ficam localizados os rins, por exemplo.

Sarcoma de Ewing – do que se trata?

Embora existam várias equipes ao redor do mundo estudando tal doença, ainda não se tem tanta informação sobre ele. Geralmente o sarcoma de Ewing atinge os ossos da pelve (quadril), tórax (costelas ou omoplatas) e coxas, particularmente ossos longos como o fêmur e úmero (osso do braço). Os cientistas sabem que esse câncer é causado por mutações genéticas que ocorrem após o nascimento, mas ainda não sabem porque elas acontecem.

sarcoma ewing tratamento


Cerca de 60% dos pacientes sobrevivem ao sarcoma de Ewing no longo prazo. Os sarcomas de Ewing são divididos em três tipos, mas todos se caracterizam pelas mesmas anomalias genéticas, em que trechos de dois cromossomos, o 11 e o 22, se fundem e dão origem a uma proteína que faz com que as células se reproduzam descontroladamente, dando origem ao tumor. O tipo mais comum é o sarcoma de Ewing dos ossos. O sarcoma de Ewing que se desenvolve em tecidos moles em torno dos ossos, como cartilagens, é chamado de sarcoma de Ewing extraósseo.

O tumor neuroectodérmico primitivo periférico (PPNET, na sigla em inglês) é extremamente raro e tem características dos dois sarcomas de Ewing anteriores.

Sintomas do sarcoma de Erwig

Os principais sinais do Sarcoma de Ewing são:

  • Dor e inchaço local;
  • Febre;
  • Emagrecimento;
  • Anemia e alterações na composição do sangue.

Este tipo de tumor afeta, principalmente, os ossos longos do corpo. Sua maior incidência é no fêmur, ossos da bacia e no úmero, o osso longo do braço. Apesar de não ser comum, este tumor pode também afetar outros ossos do corpo e facilmente cria metástase, principalmente nos pulmões.

sarcoma de ewing sintomas

Existe tratamento?

É importante que ele seja detectado o mais cedo possível. O diagnóstico exacto do Sarcoma de Ewing (ES) é essencial para a intervenção terapêutica adiantada. Há a análise não específica hematológica ou de urina que pode indicar o ES, que faz ao diagnóstico um desafio clínico. Há determinados sinais clínicos inflamatórios não específicos que são comuns ao ES e à osteomielite.

A radioterapia e as intervenções cirúrgicas eram as únicas duas opções disponíveis para tratar o Sarcoma de Ewing (ES), até o meio do século passado. Contudo, diversas opções do tratamento e muitos agentes quimioterapêuticos novos foram introduzidos como uma parte da revelação médica recente.

A aproximação actual do tratamento para o ES é multidisciplinar, envolvendo a quimioterapia, a radioterapia, e a cirurgia. Os factores tais como o local do tumor e da resposta do paciente para a ajuda inicial do tratamento para determinar mais o plano apropriado do tratamento para o paciente.

Importante

Sempre procure seu médico ao menor sinal de qualquer desses sintomas, as informações aqui divulgadas são de domínio público na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Já falamos aqui sobre alimentos que possuem polifenol na composição, sugiro a leitura

Sugestões de artigos podem deixar nos comentários.

Refer6encias: News Medical, globo.com e isto é


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *