Saude

Quais os tipos de Implante Dentário?

O implante dentário é um tratamento odontológico que permite substituir aqueles dentes que foram perdidos ao longo dos anos. Comumente de titânio o material, substitui a raiz do dente criando uma estrutura para a prótese, devolvendo o bem-estar e a saúde bucal.

Existem vários tipos de implante dentário disponíveis. Por isso, é necessária uma consulta com o dentista especialista para que possa tirar todas suas dúvidas e falar qual o melhor tratamento para você

Para que serve o implante dentário?

implante dentário

O implante dentário tem por função substituir da raiz do dente. Trata-se de uma estrutura feita em titânio, que é posicionada através de uma cirurgia no osso do maxilar ou mandíbula e depois é colocado o dente artificial.

Os implantes trazem benefícios à saúde bucal em geral, pois não precisam ser apoiados em outros dentes, como acontece com as dentaduras ou pontes. Apesar de todos serem uma base de titânio, existem várias técnicas de colocação do implante dentário, que varia de acordo com as necessidades dos pacientes.

LEIA TAMBÉM: 3 cuidados com a prótese dentária que você precisa ter

Quais os tipos de Implante dentário?

Implante dentário unitário

O implante dentário unitário é realizado em casos em que apenas um dente precisa ser substituído. Como o próprio nome já diz, esse tipo de implante dentário acomoda apenas uma prótese dentária.

Contudo, ele substitui a raiz de um dente específico. Depois, o dentista confecciona um dente artificial, para substituir a coroa do dente. Esse método é mais indicado no caso de a pessoa ter perdido apenas poucos dentes, e que não estejam lado a lado.

Implante dentário com prótese overdenture

Este tipo de implante dentário tem o custo benefício bom, visto que o dentista leva menos tempo do que na colocação dos implantes unitários. Neste caso, o dentista vai colocar uma média de dois a seis pinos para a fixação de uma prótese de resina grande.

Um outro benefício é a prótese ser removível, facilitando a higienização. Assim, o próprio paciente consegue retirar a prótese contando o auxílio de botões de pressão para seu travamento no momento de recolocá-la.

Implante dentário com prótese protocolo

Esta modalidade de implante dentário é parecida com a overdenture, porém, um pouco mais sofisticada.

Inicialmente, o dentista realiza de cinco a oito implantes. Logo após, ele coloca uma prótese completa de resina, com todos os dentes feitos de acordo com a arcada dentária do paciente.

Abaixo dessa prótese de acrílico existe uma barra metálica que é conectada aos implantes promovendo uma maior resistência e estabilidade. Assim, os dentes permanecem com mesmo tamanho, cor e textura, garantindo um sorriso natural!

Com isso, para que o resultado seja permanente, é essencial que o indivíduo mantenha sempre uma higienização adequada. Isso porque, mesmo que os dentes sejam próteses, eles precisam de cuidados especiais.

Implante dois por três

No caso de implante dentário dois por três, conhecido como “ponte”, são colocados dois pinos de titânio ao longo da arcada. Após este procedimento, é fixada uma pequena base metálica com aplicação de porcelana sobre ela. Essa base irá servir como estrutura para a colocação de três ou mais dentes no local necessário.

Esse que o tipo de implante dentário dois por três é comum em casos de perda dos dentes da frente. Com isso, o dentista pode fazer uma substituição com todos os dentes frontais iguais.

Tipos de prótese para implante

Próteses de porcelana

Se tratando das mais modernas atualmente as próteses de porcelana são as preferidas, pois conferem um aspecto muito mais natural ao dente. Porém, sendo mais comum em casos de colocação de implante dentário unitário.

Prótese de resina

A prótese de resina é a mais utilizada possuindo um ótimo resultado, tanto em qualidade quanto em durabilidade com um custo mais baixa, sendo usada principalmente nos implantes dentários overdenture e dois por três.

Como é feito o implante dentário?

O primeiro procedimento a se fazer antes do implante, é uma higienização completa da boca realizada pelo dentista especializado.

Depois da higienização, é aplicada uma anestesia local. O cirurgião dentista faz um corte na região da gengiva, para que possa atingir o local logo abaixo da estrutura da arcada dentária e ter acesso ao osso, que será a base para a colocação da estrutura de titânio

Após a perfuração, a estrutura de titânio é encaixada até que fique completamente firme. Finalizando a operação com pontos na região da gengiva caso necessário.

Pós-operatório do implante dentário

Após a saída da cirurgia, o dentista indica que o paciente fique de repouso. O descanso faz com que a circulação fique mais lenta e evitando o risco de dores na região do implante.

Nos primeiros dias é proibido a ingestão de alimentos quentes e duros. Comendo apenas sopas frias, gelatina e tomando sorvete, para ajudar no processo de cicatrização e alivio de dores.

Nesse processo de recuperação, o dentista poderá receitar também analgésicos e antibióticos para dor e tratar ou evitar infecções. 

Escolhendo um dentista para fazer implante dentário

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *