Saude

Quais os cuidados que uma pessoa com trombose deve ter?


É muito importante saber quais os cuidados que uma pessoa com trombose deve ter no dia a dia, além de seguir o tratamento, provavelmente com o uso da Enoxaparina. No entanto, existem muitas ações que podem ser seguidas e que não exigem o uso de remédios ou suplementos para evitar que a trombose evolua para uma embolia. Isso vale, inclusive para quem quiser viajar.

É claro que, com a pandemia do novo coronavírus, não dá para sair por aí viajando à vontade. Vamos precisar esperar que as vacinas comecem a ser distribuídas e que as pessoas comecem a ser imunizadas para que os casos com o vírus se reduzam e a vida em sociedade retorne ao normal. Quando isso acontecer, no entanto, será possível sair para viajar, inclusive para outro país.

Nessas horas, é importante saber quais os cuidados que uma pessoa com trombose deve ter, de modo a evitar sofrer com problemas, dores ou aumentar o risco de ter uma embolia por causa disso. Siga a leitura para descobrir!

O que é trombose?

cuidados trombose

A trombose é a formação de coágulos no interior das veias do organismo. Ela é chamada de Trombose Venosa Profunda pois aparece nas veias do sistema venoso profundo. Ou seja, a trombose se caracteriza pela formação de coágulos (que são uma espécie de pedaço de sangue em estado sólido), impedindo a livre circulação do sangue, o que causa dores, formigamento e outros problemas.

No pior dos casos, os coágulos podem se deslocar pelo corpo e ir parar em áreas mais delicadas, como o cérebro e pulmão. Nesse caso, temos o que é chamado de embolia (e o número de pessoas que morrem de embolia pulmonar é enorme). No entanto, esses casos só acontecem em situações em que a trombose se torna grave. Normalmente, os coágulos permanecem parados no corpo.

As principais causas de aparecimento da trombose são a imobilização prolongada da pessoa, normalmente no pós-operatório. Além disso, é comum a trombose surgir em pessoas com câncer maligno, que têm predisposição genética ou por causa do uso do anticoncepcional feminino.

Principais cuidados

Mesmo durante o tratamento contra trombose, é possível ter uma vida relativamente normal, inclusive viajando de férias, sem grandes problemas. Basta adotar alguns cuidados básicos na sua rotina. Por exemplo, é essencial se manter ativo para que a circulação do corpo se mantenha em um bom nível e não seja prejudicada pelos coágulos.

Outra dica é, se viajar de avião, faça uma caminhada pelos corredores a cada 3 horas, e se a viagem for de carro ou ônibus, aproveite as pausas para esticar as pernas e andar um pouquinho. Além disso, você pode e deve usar meias elásticas de média compressão. Elas ajudam a garantir a circulação de sangue em momentos em que a perna não se movimenta muito.

Fora isso, é importante se manter hidratado e com a medicação em dia. Aos poucos, a trombose deve deixar de ser um problema conforme o organismo for dissolvendo os coágulos.

Agora que você aprendeu quais os cuidados que uma pessoa com trombose deve ter, poderá assumir uma postura mais positiva em sua vida e adotar essas ações para evitar problemas mais graves futuramente. No entanto, nenhuma dessas dicas substitui a consulta com um médico especializado. Somente ele pode passar as indicações corretas para você ter uma vida mais saudável e tratar essa condição.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *