Problema respiratório: qual o melhor exercício?


Qual atividade física funciona melhor para quem tem problema respiratório? Natação ou Yoga? Quer saber quais as verdades e os mitos? Clique aqui e confira agora esse artigo!

problema respiratório

Pessoas com problemas respiratórios (bronquites, asmas, renites, sinusites e etc) costumam passar a vida inteira sofrendo com esse mal e geralmente fazem uso de medicações que causam efeitos colaterais. Alguns à base de corticóides, possuem bastante eficácia e diminuem a intercorrência das crises. Porém essa medicação, após uso prolongado por mais de 30 dias, pode engordar porque alteram o metabolismo das gorduras, levando a uma distribuição irregular no corpo (barriga, costas e pescoço), além de provocar inchaço, que inclusive já falamos sobre ele recentemente em um outro artigo.

Sendo assim, para evitar o uso excessivo das medicações, os profissionais médicos costumam indicar para pessoas com problemas respiratórios, atividade física regular. Por qual motivo? Você sabe? Aí que está a questão: qual é mais indicada?  Siga a leitura e tentaremos responder essas perguntas ao decorrer desse artigo, desfazendo os mitos e revelando a verdade.

Mito ou verdade, tirando a limpo!problema respiratório

1- É verdade que a natação é a atividade física mais indicada para quem tem problemas respiratórios?

R= Mito. Na verdade, a natação pode até ser prejudicial para asmáticos, por causa da substância que está no cloro usado nas piscinas e dependendo da quantidade dele, a cloramina pode dificultar a respiração e até provocar uma crise.


 2- E a Yoga? É verdade que ela ensina a respirar?
problema respiratório
R= Podemos dizer que sim! Essa é uma das atividades físicas escolhida como preferida, por pessoas com problemas respiratórios. Muito além de um exercício físico, a yoga é uma filosofia de vida em que o praticante aprende a  ter consciência do mundo ao seu redor, de si  mesmo, de seu corpo e por consequência,  da respiração.

3- É verdade que quem tem problema respiratório não pode fazer exercício todos os dias da semana?

R= Mito. A atividade física desinflama os pulmões e, por conseguinte,  fortalece esse órgão tão importante para respirar bem! Por isso, pratique exercícios sempre!

Escolhendo respirar bem!

Agora que você já sabe os mitos e as verdades sobre os problemas respiratórios, vamos dar algumas dicas aqui para evitar as crises, por isso atenção:

  • Ao pó das prateleiras e dos móveis da casa. Use um pano úmido na hora de limpar a poeira.
  • Se tem animais em casa, principalmente gatos, use capa nos sofás, colchões ou em lugares que o animal passa.
  • Vale à pena lançar mão de um aspirador de pó para evitar que a poeira e pelos de animais fiquem por toda a parte da casa.
  • Mantenha a higiene da casa sempre em dia, um ambiente limpo e harmonizado é também um lugar saudável!
  • Tome bastante água! Ela ajuda a hidratar o corpo por inteiro, diminuindo a espessura do muco das vias respiratórias.

De acordo com os especialistas em saúde respiratória, o melhor exercício é aquele que faz bem e essa escolha depende de cada um! Em uma pesquisa realizada com esse tipo de paciente, as atividades físicas mais citadas foram a Yoga e a caminhada. Qual você escolheria?

problema respiratório

Por isso, ressaltamos que o mais importante é praticar algum exercício que seja da sua preferência, mas sem esquecer os cuidados necessários para evitar uma nova crise respiratória. É bom frisar que a atividade física é uma aliada dos pulmões, auxiliando de forma direta o fortalecimento desse órgão e todo o processo de respirar bem!

E aí, gostou desse artigo? Esperamos que sim! Por isso disponibilizamos aqui um espaço para comentários e sugestões.  Fique à vontade, sua opinião é muito bem vinda!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *