Saude

Pressão baixa – sintomas e por que ocorre



A pressão baixa é um problema que pode atingir milhares de pessoas, apesar de não ser tão comum quanto a pressão alta. Também chamado de hipotensão, ocorre quando a pressão arterial de um indivíduo é, por natureza, mais baixa do que o normal. Em grande parte das pessoas que possuem esse problema, ele não tende a causar nenhum risco de saúde e nem tende a apresentar sintomas. No entanto, caso a sua pressão caia de forma súbita e cause determinados sintomas, pode ser sinal de algum problema de saúde.

Por isso é preciso sempre ficar atento aos sinais do seu corpo e buscar ajuda médica se achar necessário. acompanhe conosco.

pressão baixaCausas da Pressão Baixa

Esse problema pode ser causado por condições médicas, medicamentos ou ainda por alguns fatores de risco. Como mencionamos, em alguns casos a pressão baixa pode ser algo normal, como no caso de pessoas que se exercitam com frequência. Nem sempre é sinal de algum problema de saúde, mas é preciso ficar atento aos sintomas.

As principais condições médicas que podem causar o abaixamento da pressão são: gravidez, desidratação, queimadura grave, reações alérgicas graves, distúrbios da tireoide, bradicardia, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, hipoglicemia, diabetes, perda grave de sangue, infecção grave, falta de vitamina B12, entre outras.

É possível ainda que a pressão baixa seja causada pelo fato de ficar em pé por muito tempo ou até mesmo pelo fato de você se levantar rapidamente após ter ficado muito tempo sentado ou deitado. O uso de alguns medicamentos também pode causar pressão baixa, como é o caso de diuréticos, alguns antidepressivos, bloqueadores e betabloqueadores. Pessoas mais velhas possuem mais chances de desenvolver o problema, assim como aquelas com doenças como Parkinson, diabetes ou algum tipo de doença cardiovascular.

Quais os Sintomas?

Muitas pessoas que possuem esse problema não lidam com nenhum tipo de sintoma. Entretanto, é possível que haja sintomas quando a pressão baixa subitamente. Ter a pressão baixa no dia a dia não tende a causar sintomas, mas quando a baixa na pressão ocorre bruscamente devido a uma das causas mencionadas, alguns sintomas podem ser identificados.

Os principais sintomas são: tonturas, desmaio, batimento cardíaco irregular, náuseas, vômitos, sede excessiva, fraqueza, visão embaçada, cansaço, confusão, respiração ofegante, febre, fezes negras e até mesmo a pele estar fria pode ser um sintoma.

É importante se conhecer bem para conseguir identificar os sintomas e buscar ajuda.

Como tratar esse problema?

Sempre com atendimento do seu médico. Somente ele através de exames diagnósticos pode lhe receitar o que fazer. Não use a internet pra se auto diagnosticar e medicar.O tratamento para pressão baixa só é indicado em casos de pessoas que estejam sofrendo com os sintomas ou pessoas que estejam sofrendo com a pressão caindo de repente. Nos demais casos, não há necessidade de tratamento.

O tratamento sempre irá depender do tipo de problema específico e dos sintomas apresentados. De forma geral, o tratamento pode consistir em aumentar um pouco o seu consumo de sal, ingerir mais água e consumir medicamentos que tratem o problema que pode estar causando a pressão baixa, se for o caso.

Já falamos em outro artigo, sobre como fazer salada no pote fit, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Referências: Drauzio Varella

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
pressão baixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *