Desenvolvimento Humano

Os mais populares métodos de pagamento da Internet




Nos últimos, o mundo virtual experimentou uma verdadeira avalanche de negócios, empresas e todo tipo de produtos digitais. Exatamente tudo o que antes era encontrado apenas no mundo físico, em shoppings e lojas, hoje é possível comprar pela internet. Essa é uma mudança que aconteceu aos poucos e hoje é uma realidade.

Quem quer comprar um lanche do McDonald ‘s até mesmo fazer uma aposta no GG Bet casino pode fazer isso diretamente da sua casa, sem precisar se deslocar nenhum um metro. A internet é a grande responsável por essa mudança na forma como vivemos o mundo, mas as novas formas de pagamentos que surgiram nos últimos anos.

Realizar um pagamento online

A história dos pagamentos é tão longa quanto a história das civilizações. Desde que o homem começou a se organizar em grupos, se tornou necessário criar maneiras de pagar uns aos outros. Os primeiros homens que perceberam essa necessidade e investiram em uma espécie de avô dos bancos, os mercadores emprestavam e pagavam dívidas com moedas.

Com o tempo surgiram os bancos oficiais que começaram a controlar as transações bancárias. Entretanto, para fazer um pagamento, as pessoas precisavam sair de casa e se dirigir para a agência mais próxima, pegar a fila e realizar o pagamento desejado. Essa atividade costumava levar horas e era por vezes muito perigosa.

Hoje em dia essas atividades podem ser feitas por qualquer pessoa de qualquer lugar, basta acessar um computador ou celular com conexão à internet e começar a fazer os pagamentos. Além dos bancos, há inúmeras outras instituições financeiras e empresas que começaram a explorar esse mercado de pagamentos.

Afinal, um mundo globalizado demanda diversas formas de pagamento que se adéquem às necessidades específicas de cada cliente. Um mundo de possibilidades se abre com as novas e antigas formas de pagamentos, que podem ser usadas em qualquer lugar e a todo momento. Confira a lista dos métodos de pagamentos mais usados da internet.

  1. Cartão de crédito

Não há dúvidas que o pedaço de plástico que permite comprar tudo em todo mundo é o preferido das pessoas. Com o cartão de crédito é possível realizar pagamentos à vista ou parcelar caso o valor seja muito alto para o seu orçamento. Nesse método o banco dono do cartão empresta dinheiro para o cliente que realiza o pagamento do empréstimo em um dia específico.

  1. PIX

O queridinho do momento e ameaça a hegemonia dos cartões de crédito visa e mastercard, o PIX é um modelo de pagamento instantâneo que desde que implementado tem conquistado cada vez mais usuários. A metodologia é similar ao pagamento por transferência bancário, o antigo TED ou DOC, com um diferencial.

O pagamento por PIX é feito na hora, em questão de segundos o dinheiro sai da conta do pagador e cai na conta do recebedor. É uma forma excelente de pagamento que além de praticidade, pois só precisa de um celular com internet (e uma conta com dinheiro, é claro!) é também seguro. Com o PIX as pessoas deixaram de andar com os bolsos com dinheiro.

  1. Boleto bancário

A terceira forma de pagamento mais usada, e que em algum momento esteve em primeiro, o boleto bancário ainda hoje é o escolhido por pessoas mais velhas que não estão acostumadas com novas tecnologias como a do PIX e evitam se envolver com cartões de crédito. O boleto tem um custo a mais para ser emitido e o tempo de transação demora.

Após realizar uma compra, a parte que receberá o dinheiro emite um boleto para que o comprador faça o pagamento. Normalmente, há um prazo para que o pagamento seja efetuado, caso contrário, o boleto vence e o pagamento fica impossível ou acrescido de juros. É uma forma muito usada por grandes empresas de varejo e profissionais liberais.

  1. Carteiras eletrônicas

Algo que surgiu há alguns anos como uma novidade e que até o momento não ganhou tantos adeptos, em especial no Brasil, as carteiras eletrônicas são softwares inteligentes que realizam pagamentos das mais diversas ordens. Tudo o que o cliente precisa é alimentar essas carteiras com dinheiro, depositando de alguma forma.

Normalmente, os depósitos são feitos por PIX, cartões de crédito ou boleto bancário, justamente as formas de pagamentos mais usadas do mercado. Com o depósito, a carteira fica com dinheiro e é possível realizar pagamentos no aplicativo. Talvez a carteira eletrônica mais conhecida do Brasil seja a PicPay que conta com descontos exclusivos, política de cashback e outros benefícios para quem realizar pagamentos pelo aplicativo.

  1. Criptomoedas

Gradualmente as moedas digitais têm conquistado seu lugar ao sol. Demorou um tempo para as pessoas entenderem como funcionam essas moedas que só existem no mundo digital, mas atualmente elas são as preferidas pelos pagadores envolvidos no mercado de tecnologia. Bitcoin é a mais queridinha, mas existem outras que ganham espaço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.