Conheça os benefícios do óleo de girassol para o corpo. O óleo extraído das sementes dessa planta é rico em vitaminas e pode proporcionar benefícios para o organismo e também pode ser utilizado na estética, beneficiando principalmente a pele e os cabelos.
No entanto, vale fazer um alerta. O óleo de girassol é extraído e mantido em temperatura ambiente, ou seja, não passa por nenhuma modificação e é assim que deve ser consumido. Quando aquecido, esse tipo de óleo pode sofrer alterações que favorecem o desenvolvimento de doenças como o câncer.
Para que serve o óleo de girassol?
O óleo de girassol pode ser usado na cozinha de diversos formas diferentes, ele pode dar um toque especial e muito saudável em saladas e legumes (sempre após cozidos) e pode substituir o óleo comum em várias receitas. O único cuidado é mantê-lo sempre em temperatura ambiente para que todos os seus benefícios sejam de fato aproveitados.
Além disso, o óleo de girassol pode ser benéfico par a saúde sem que haja a ingestão do produto. A pele e o cabelo tornam-se mais saudáveis, quando aplicado nos fios ou sobre a epiderme, age como um poderoso hidratante.
Vale lembrar que como qualquer outro tipo de óleo, o de girassol possui muitas calorias e não deve ser consumido em excesso. O ideal é que utilizar na alimentação apenas duas colheres de sopa do óleo de girassol por dia.
Onde comprar mais barato?
Na loja Walmart você encontra com melhor preço, clique e confira:
Benefícios do óleo de girassol
Veja a seguir os principais benefícios do óleo de girassol:
Cabelos macios
Para deixar os cabelos macios com o óleo de girassol, basta misturar duas colheres de sopa do óleo em uma xícara de qualquer máscara de hidratação. Aplique no cabelo limpo e úmido, deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água em temperatura ambiente. A hidratação pode ser realizada uma vez por semana.
Pele hidratada
A ação da vitamina E e de outras substâncias presentes no óleo de girassol também beneficia a pele. O óleo pode ser aplicado em pequena quantidade no rosto, pois é capaz de hidratar e deixar a pele mais bonita. Também pode ser útil para curar feridas e prevenir estrias.
Não aumenta o colesterol
Por ser um óleo de origem vegetal, o óleo de girassol não contém gordura saturada e trans, que são muito perigosas para a saúde. Além de seguro, o óleo de girassol é nutritivo e pode auxiliar em diversas funções do organismo. O óleo de girassol não aumenta o colesterol e ajuda a proteger o coração.
É antioxidante
Uma das vitaminas presentes em abundância no óleo de girassol, é a vitamina E. Ela tem um poderoso efeito antioxidante no organismo, é capaz de manter as células saudáveis eliminando os radicais livres, que são substâncias prejudiciais para a saúde e que podem provocar câncer. Esse mesmo efeito beneficia inclusive as células da pele, garantindo o rejuvenescimento.
E aí? Ficou alguma dúvida sobre o óleo de girassol e os seus benefícios? Deixe um comentário.