Ainda vivendo o surto do virus original, surge agora um novo corona vírus. Confira tudo que ja se sabe sobre ele, como sintomas, como pega e mais.
No mundo atual, a saúde está vivendo em um período de alarme total. nem bem nos acostumamos com as notícias sobre o corona vírus, já estamos sendo informado da presença de um novo corona vírus. No artigo de hoje vamos explicar o que já se sabe sobre ele, bem como o que fazer para nos protegermos.
Novo Corona Virus – o que ja sabemos?
O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus (SARS-CoV-2), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Esse novo vírus já vems endo monitorado pela OMS e pelas autoridades sanitarias ao redor do mundo, o que se sabe é que :
- Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
- Há sete coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles o SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), o MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o COVID-19.
- Casos de doenças causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) foram notificados pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, na República Popular da China. Atualmente, 25 países já confirmaram casos – a maioria deles na China. No Brasil, assim como em toda a América Latina e Caribe, não há casos confirmados do novo coronavírus.
- A OPAS e a OMS estão prestando apoio técnico aos países, na preparação e resposta ao surto do COVID-19.
Quais os sintomas?
Pessoas infectadas pelo coronavírus apresentam falta de ar e sintomas de quadro gripal (dores pelo corpo e sensação de fraqueza, febre, tosse e dor de garganta).
Como agir se tiver os sintomas
procure o serviço médico mais proximo. Por precaução, utilize máscara, pois casos você teste positivo, reduz o risco de contaminar outras pessoas.
Como se proteger?
São várias ações simples mas que podem ajudar bastante:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- utilizar máscaras de proteção em ambientes como aeroportos e escolas
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
Importante
As informações aqui presentes são de domínio público na Internet, não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas. Em caso de dúvidas consulte o serviço médico mais próximo.
Referências: Unimed – Ministerido da Saude.gov.br –