Saude

Miopia: por que ocorre e como cuidar?


Entenda o que é o problema visual chamado de miopia e como são os cuidados com ele, que óculos usar e mais!

No mundo atual, com o constante uso de telas de computadores e tablets, as pessoas que sofrem de miopia tem surgido mais e mais. E no artigo de hoje, você vai entender o que é esse problema de visão tão comum em nosso meio e que nem sempre as pessoas dão a devida atenção.

O que é a Miopia?

Indo direto ao assunto, a miopia é um erro de refração. Ou seja, ocorre quando a luz não está devidamente focada no olho e, portanto, as imagens não são claras. Para aqueles que sofrem desta condição, os objetos de perto parecem nítidos e os objetos distantes parecem embaçados.

miopia

Ninguém sabe as causas exatas da miopia neste momento, mas temos uma grande quantidade de informação sobre ela.Ela pode ser classificada em 3 tipos:

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 grau

O problema de miopia ocorre quando a luz que entra nos nossos olhos se foca em frente da retina em vez de fazê-lo sobre a retina, como deveria se o olho estivesse funcionando normalmente. (Quando a luz foca por trás da retina, você tem hipermetropia. Leia mais sobre o assunto aqui.)

Alguns sintomas da miopia são :

  • Dores de cabeça;
  • Olhos cansados
  • Olhos doendo
  • E, em alguns casos, até estrabismo.

Cuidados para quem sofre do problema

Algumas informações podem ajudar:

Consultar oftalmologista – Bom a principal recomendação é mesmo procurar o mais rápido possível um médico oftalmologista se voce acredita que tem o problema. Em seguida, com a receita em mãos se o problema for realmente requerer o uso de oculos, é procurar investir em lentes e armações que realmente sejam de boas marcas. Existe uma ótica em diadema que é referência na qualidade dos oculos e lentes.

Evite ler no escuro – telas de celular ou tablets no escuro, ou mesmo a tv em excesso podem prejudicar sua visão, evite ao maximo, tente assistir e ler com boa luz no ambiente.

Descanse os olhos – após 1 hora de leitura mais ou menos, procure levantar, olhar pro horizonte, a fimd e relaxar a visao, ou mesmo fechar os olhos por um tempo relaxadamemte.

E a cirugia?

Indicada apenas em casos mais graves, pois não é 100% livre de riscos, a cirurgia de miopia, também chamada de cirurgia refrativa, é indicada para a correção do grau do paciente, podendo dispensar o uso dos óculos de grau e lentes de contato.

Curiosidades

  • Após os 40 anos, a miopia pode melhorar: a maioria da população virá a ter presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. Então, quando o grau da miopia é leve, os dois problemas visuais acabam por se anularem e a visão vai ficando mais nítida.
  • Quem sofre do problema, enxerga melhor embaixo da água: O líquido da piscina funciona como se fosse as lentes de contato, o que significa que a água tem uma capacidade de refração, e então os raios de luz passam pelos olhos mais corretamente.

Em conclusão

Bom, esperamos que se você sofre de miopia, consiga resolver seu problema tomando as medidas acima e sobretudo verificando se há necessidade do uso de oculos ok?

Já falamos em outro artigo sobre um medidor de glicose que não precisa furar o dedo, sugiro leitura do artigo

Sugestões de novos artigos podem usar os comentários ok?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *