Alimentação

Melancia: conheça os benefícios para a saúde


Confira todos os benefícios da melancia para nossa saúde e como ela ajuda em vários problemas!

A melancia é uma das frutas mais nutritivas que existe, tudo nela pode ser aproveitado. Apesar do costume de só se comer a polpa vermelha da melancia, a casca e a parte branca também podem ser inclusas em sucos ou receitas de doces. Ela é rica em vitamina A, B6 e C, além de um poderoso efeito antioxidante.

benefícios da melancia
A melancia é uma grande aliada da saúde. (Foto: Divulgação)

Benefícios da melancia para a saúde

Confira 6 benefícios da melancia para a saúde:

Fonte de licopeno

O licopeno é responsável pela pigmentação vermelha da melancia. Essa substância age de maneira muito positiva no organismo, já que é capaz de auxiliar na eliminação de radicais livres presentes nas células, sendo assim, atua como antioxidante no corpo. Para melhor aproveitar esse benefício, é preciso que a fruta esteja bem madura, quanto mais vermelha melhor.

Previne câncer

A combinação do antioxidante com algumas vitaminas também presentes na melancia, faz dela uma fruta poderosa contra o câncer, especialmente aos que são comuns em órgãos como o pulmão, mama, próstata e endométrio.

Melhora o desempenho sexual

O principal responsável por essa ação é citrulina, substância encontrada em quantidade abundante na parte branca da melancia. Esse efeito é ainda mais perceptível nos homens, já que a citrulina auxilia no bombeamento do sangue por todo o corpo, aumentando a libido e sendo útil até mesmo para quem sofre de disfunção erétil.

Hidrata o corpo

A fruta é uma das mais ricas em água, por este motivo, consumi-la com frequência é sempre uma boa alternativa. Os minerais enviados ao corpo através do líquido presente na fruta não permitem inchaço no corpo, ajuda a manter os rins saudáveis e ainda equilibra o pH sanguíneo.o suco de melancia é otimo para saude.

beneficios da melancia
A fruta é rica em água, portanto, hidrata o corpo. (Foto: Divulgação)

Mantém a pele bonita

A combinação de muita água, antioxidantes e vitamina A promove também benefícios para a pele. Não permite o ressecamento em dias mais frios, controla a oleosidade em dias mais quentes e previne o envelhecimento. Para esses efeitos, a melancia também pode ser utilizada como um tônico, basta misturar a polpa com mel e deixar no rosto por alguns minutos.

Contém poucas calorias

A melancia contém pouquíssimas calorias, um copo de suco da fruta apresenta tem apenas 40 calorias, quantidade extremamente baixa se comparada a outras frutas. No entanto, é preciso consumi-la sempre de maneira natural, sem acrescentar qualquer tipo de adoçante.

Diminui o colesterol ruim

A melancia é capaz de impedir que placas de gordura se formem nas artérias, através de substâncias que também estão presentes na parte branca e esverdeada da fruta. Ela diminui o índice de colesterol ruim prevenindo também o infarto.

Contra artrite

A melancia é uma das frutas capazes de diminuir os sintomas da artrite, pois é rica em antocianina e também tem efeito diurético. O consumo de um copo de 100ml de suco de melancia por dia é suficiente para provocar esse benéfico no organismo.

Conclusão

Espero que as informações tenham sido úteis pessoal. Já falamos aqui também sobre os benefícios da moringa oleifera, que pode ajudar bastante sua dieta também.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *