Meditar faz bem? Veja exemplos


Sofrendo com o stress? Veja como meditar faz bem para seu corpo e alma e experimente os benefícios dessa técnica!

A meditação é uma técnica que supostamente surgiu no oriente. É conhecida atualmente no mundo todo pelos inúmeros benefícios que proporciona. É praticada para quem deseja alcançar paz e tranquilidade e a mesma também é uma pratica de autoconhecimento. Leia o artigo completo e aprenda mais sobre o assunto.

meditar faz bemMeditar faz bem?

Não existe contra indicação quando o assunto é meditação. A pratica que tem origem oriental foi introduzida no cotidiano de milhares de pessoas no mundo.

A técnica é caracterizada como o ato de concentrar-se até alcançar um estado mental e espiritual. O foco é desligar-se do momento, dos problemas, do consumismo e forçar-se no seu “eu interior” buscando o crescimento espiritual.

Meditar faz bem ao corpo e a mente, exige concentração e determinação. Quem deseja usufruir dos benefícios deve começar a praticar. Pode ser em casa, sozinho ou em grupo. Veja a seguir alguns exemplos a respeito de meditação.

Meditação Transcendental

Essa técnica tem origem do final dos anos 50 e seu principal objetivo trabalhar os vários níveis da mente e chegar a fonte dos pensamentos. Acreditasse que os mantras utilizados para essa meditação possuem propriedades psicoativas fazendo com que a pessoas ‘transcenda’.

meditar faz bemKundalini Ioga

Com a atenção voltada ao estado interior o Kundalini é uma energia vital. Essa técnica é utilizada para ativar os chakras e consiste em diminuir os pensamentos e concentrar-se somente no espírito.


Budismo kadampa

Focado em alcançar a paz de espírito os Kadampas seguem os ensinamentos do seu grande mestre Buda. Não é necessário ser budista para pratica-lo. Através do ioga é possível relaxar e aprender mais sobre paciência e tolerância.

Esses são apenas três exemplos a respeito de meditação, existem muitos outros já que a meditação é praticada no mundo todo.

Onde meditar?

Não existe lugar correto para meditação. É indicado realizar a atividade em lugares calmos, com pouca circulação de público. Pode ser em casa, ao ar livre ou em escolas especializadas.

Qual o melhor horário?

Algumas técnicas envolvem meditar no começo do dia e ao entardecer já outras não estipulam horário. Sabendo que o cotidiano de algumas pessoas é mais atarefado indica-se que o próprio escolha a hora do dia que mais o favorece.

No que devo concentrar-me?

A concentração é algo muito individual, mas deve-se sempre focar em algo positivo, seja pensando em uma flor ou nas nuvens. Escolha algo puro cujo os pensamentos tragam alegria. Sinta e transmita esses sentimentos.

Como meditar

Pode parecer simples, mas meditar pode levar algum tempo e exige mais do que apenas a concentração. O primeiro passo é encontrar um lugar tranquilo, concentra-se no seu objetivo, seja ele paz, paciência, criatividade ou outros. Esteja confortável, use roupas e fique em uma postura confortável. Concentre-se somente na sua respiração, pode ouvir músicas calmas durante a meditação. E não se esqueça que esse processo pode levar algum tempo, pratique diariamente.

Resumo

A meditação traz para o dia a dia maior concentração e relaxamento diante dos problemas cotidianos. Pratique meditação já!

já falamos em outro artigo sobre os benefícios do yoga, tambem sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *